Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
951) Serge Moscovici, Denise Jodelet e Jean‑Claude Abric são pesquisadores franceses que desenvolveram uma forte teoria na psicologia social francesa e que influenciou muitos pesquisadores brasileiros. Assinale a alternativa que apresenta o nome dessa teoria.
- A) psicologia sociohistórica
- B) cognitivismo
- C) construcionismo social
- D) representações sociais
- E) teoria da identidade social
Alternativa D) representações sociais
A teoria das representações sociais foi desenvolvida por Serge Moscovici e é uma teoria chave na psicologia social francesa. Ela se refere a um conjunto de conceitos, afirmações e explicações que surgem em comunicações diárias e são compartilhadas por membros de uma comunidade social. Denise Jodelet e Jean‑Claude Abric também contribuíram significativamente para o desenvolvimento e a expansão desta teoria, que enfoca como o conhecimento e as informações são elaborados e compartilhados dentro de um grupo social, influenciando percepções, atitudes e comportamentos.
952) Carlos Rodrigues Brandão, antropólogo brasileiro, professor na UNICAMP, desenvolveu um importante método de pesquisa a partir dos ensinamentos de Paulo Freire, com quem participou em importantes projetos. Seu método de pesquisa influenciou fortemente as pesquisas no campo da psicologia social, principalmente aquelas que atuavam com população em situação de risco. Esse método é conhecido como
- A) pesquisa participante.
- B) pesquisa ação.
- C) método do campo tema.
- D) método clínico.
- E) método exploratório.
A alternativa correta é letra A) pesquisa participante.
Carlos Rodrigues Brandão, ao seguir os ensinamentos de Paulo Freire, desenvolveu o método da pesquisa participante, que tem um papel significativo na psicologia social. Este método envolve a comunidade no processo de pesquisa, permitindo que os participantes não sejam apenas sujeitos, mas também colaboradores ativos no desenvolvimento do estudo. Isso é particularmente valioso em contextos com populações em situação de risco, pois promove a emancipação e o empoderamento através da participação direta dos indivíduos afetados pelas questões estudadas.
953) A psicologia social no Brasil é um campo diverso e plural, que sofreu influências de diferentes correntes teóricas e contextos históricos. Uma das marcas da psicologia social brasileira foi a chamada “crise da psicologia social” na década de 1970, que provocou uma revisão crítica dos paradigmas dominantes e uma busca por novas abordagens mais comprometidas com a realidade social do país. Neste contexto, surgiram ou se fortaleceram algumas perspectivas teóricas que se propunham a fazer uma psicologia social crítica, dialética e transformadora. Assinale a afirmativa que representa tal perspectiva de forma correta.
- A) A psicologia social comunitária, que enfatiza a participação popular; a emancipação dos sujeitos; e, a construção coletiva de alternativas para os problemas sociais.
- B) A psicologia social histórico-cultural, que se baseia na teoria de Vygotsky e seus seguidores e defende que o desenvolvimento humano é mediado pela cultura e pela linguagem.
- C) A psicologia social fenomenológica, que se fundamenta na filosofia de Husserl e Merleau-Ponty; busca compreender a experiência vivida dos sujeitos em suas relações sociais.
- D) A psicologia social da libertação, que se inspira na pedagogia de Paulo Freire e na teologia da libertação; propõe uma prática psicossocial voltada para a conscientização e a libertação dos oprimidos.
A alternativa correta é letra D)
A psicologia social da libertação, inspirada na pedagogia de Paulo Freire e na teologia da libertação, propõe uma prática psicossocial voltada para a conscientização e a libertação dos oprimidos. Essa abordagem se alinha com a busca por novas perspectivas teóricas que emergiram durante a crise da psicologia social na década de 1970 no Brasil. A crítica aos paradigmas dominantes e o compromisso com a realidade social do país são características fundamentais dessa perspectiva, que visa não apenas entender, mas também transformar a sociedade através da atuação crítica e dialética em psicologia social.
954) A psicologia social no Brasil passou por um momento de crise na década de 1970, que levou a uma série de críticas aos paradigmas dominantes na época. Estas críticas apontavam, entre outros fatores, para:
- A) A neutralidade e a objetividade da ciência psicológica, que negavam o compromisso ético e político dos pesquisadores com a transformação social.
- B) A artificialidade dos métodos experimentais de laboratório que não davam conta da complexidade e da diversidade da realidade social brasileira.
- C) O etnocentrismo das teorias importadas dos Estados Unidos e da Europa que ignoravam as especificidades culturais e históricas do contexto nacional.
- D) O processo de individualização e a psicologização dos fenômenos sociais, desconsiderando as determinações estruturais e as relações de poder que afetavam os sujeitos.
A alternativa correta é letra D) O processo de individualização e a psicologização dos fenômenos sociais, desconsiderando as determinações estruturais e as relações de poder que afetavam os sujeitos.
Essa crítica reflete a preocupação com a tendência da psicologia social de enfocar excessivamente o indivíduo, negligenciando as influências mais amplas das estruturas sociais e do poder. Na década de 1970, houve um movimento no Brasil que questionou essa abordagem, argumentando que ela falhava em capturar a realidade social complexa e dinâmica do país. A crítica apontava para a necessidade de uma psicologia social mais crítica e engajada, que reconhecesse as desigualdades sociais e as dinâmicas de poder, e que contribuísse para a transformação social.
955) Em relação às atribuições profissionais e a especialidade d a Psicologia Social no Brasil descritas pelo CFP, analise as assertivas e informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma e a seguir marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
- A) V, V, F, F, V.
- B) V, F, V, V, F.
- C) F, V, F, V, F.
- D) V, F, V, F, V.
- E) F, V, V, F, F.
(V) Atua abalizada no entendimento da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, sob díspares abordagens teóricas e metodológicas, com o intuito de problematizar e sugerir ações no âmbito social.
Explicação: A Psicologia Social, de fato, trabalha com a compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, utilizando diversas abordagens teóricas e metodológicas para propor e refletir sobre intervenções sociais.
(F) Colabora na formulação e implantação das políticas de cidadania e direitos humanos.
Explicação: Embora a Psicologia Social possa contribuir para a discussão de políticas públicas, não é sua atribuição primária colaborar diretamente na formulação e implantação de políticas de cidadania e direitos humanos, mas sim aplicar seu conhecimento para a promoção destes direitos.
(V) Assessora órgãos públicos e particulares, organizações de objetivos políticos ou comunitários, na elaboração e implementação de programas de transformação de caráter social e técnico, em situações delineadas ou não.
Explicação: A Psicologia Social pode oferecer assessoria a diferentes tipos de organizações na criação e execução de programas que visam mudanças sociais e técnicas, contribuindo com sua expertise na dinâmica social e comportamental.
(F) Elabora diagnósticos psicossociais das organizações.
Explicação: A elaboração de diagnósticos psicossociais é uma atividade que pode ser realizada pela Psicologia Social, mas não é uma especialidade exclusiva desta área, sendo também compartilhada com outros ramos da Psicologia.
(V) Pesquisa, analisa e estuda variáveis psicológicas que afetam o comportamento do consumidor.
Explicação: A Psicologia Social pode se envolver no estudo do comportamento do consumidor, analisando as variáveis psicológicas que influenciam as decisões de compra e o consumo, embora essa não seja sua principal função.
A alternativa correta é letra D) V, F, V, F, V.
956) A reconhecida pesquisa de Psicologia Social realizada pelo psicólogo Philip Zimbardo na Universidade de Stanford, em que alunos simulavam o funcionamento de uma prisão, indicou a importância do grupo na compreensão da
- A) inteligência. ,
- B) resistência.
- C) individualização.
- D) desindividualização.
- E) curiosidade.
Resposta: A alternativa correta é letra D) desindividualização.
Explicação: O experimento de Philip Zimbardo, conhecido como o Estudo da Prisão de Stanford, demonstrou como as normas sociais e os papéis desempenhados em um grupo podem influenciar o comportamento dos indivíduos. Os participantes, que eram estudantes universitários, foram divididos em dois grupos: prisioneiros e guardas. Rapidamente, os "guardas" começaram a adotar comportamentos abusivos e autoritários, enquanto os "prisioneiros" se tornaram passivos e submissos. Esse fenômeno é um exemplo de desindividualização, onde a identidade pessoal e a responsabilidade individual são perdidas em favor do papel do grupo. Isso leva a um aumento da conformidade com as normas do grupo e, muitas vezes, a um comportamento que a pessoa não exibiria individualmente.
957) Sociologia e Psicologia, na medida em que funcionam isoladamente, caem frequentemente na tentação de projetar a divisão do trabalho intelectual no seu objeto de estudo. A da sociedade e da psique é uma falsa consciência: perpetua conceitualmente a divisão entre o sujeito vivo e a objetividade que governa os sujeitos, mas que se deriva deles. Mas a base dessa falsa consciência não pode ser removida por um mero dictum metodológico. As pessoas são incapazes de se na sociedade e a sociedade nelas, até porque estão alienadas umas das outras e da totalidade. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.
- A) junção ... estabelecer ... estabelecer
- B) exclusão ... perceber ... perceber
- C) difusão ... localizar ... localizar
- D) convergência ... desvincular ... desvincular
- E) separação ... reconhecer ... reconhecer
A alternativa correta é letra E) separação ... reconhecer ... reconhecer
Gabarito: Letra E.
Sociologia e Psicologia, na medida em que funcionam isoladamente, caem frequentemente na tentação de projetar a divisão do trabalho intelectual no seu objeto de estudo. A da sociedade e da psique é uma falsa consciência: perpetua conceitualmente a divisão entre o sujeito vivo e a objetividade que governa os sujeitos, mas que se deriva deles. Mas a base dessa falsa consciência não pode ser removida por um mero dictum metodológico. As pessoas são incapazes de se na sociedade e a sociedade nelas, até porque estão alienadas umas das outras e da totalidade. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.
A questão está baseada no seguinte texto:
"O resultado tem sido um avanço significativo da capacidade de compreender os eventos do dia-a-dia como uma prática intersubjetiva e socialmente relevante, base da produção e reprodução de processos sociais. Começou-se a desfazer a noção, implícita na falsa separação do indivíduo e contexto, de que o empírico tem dois níveis – um nível psicológico e um nível sociológico. Como bem comentou Adorno:
'Sociologia e Psicologia, na medida em que funcionam isoladamente, caem frequentemente na tentação de projetar a divisão do trabalho intelectual no seu objeto de estudo. A separação da sociedade e da psique é uma falsa consciência: perpetua conceitualmente a divisão entre o sujeito vivo e a objetividade que governa os sujeitos mas que se deriva deles. Mas base desta falsa consciência não pode ser removida por um mero dictum metodológico. As pessoas são incapazes de se reconhecer na sociedade e reconhecer a sociedade nelas, até porque estão alienadas umas das outras e da totalidade'"
Fonte: "A Organização como Fenômeno Psicossocial" (Spink)
Com isso, encontramos a resposta na Letra E.
a) junção ... estabelecer ... estabelecer
b) exclusão ... perceber ... perceber
c) difusão ... localizar ... localizar
d) convergência ... desvincular ... desvincular
e) separação ... reconhecer ... reconhecer
958) Frantz Fanon (2008), ao falar sobre a psicologia do colonialismo, afirma que todo idioma é um modo de pensar, pontuando que há uma relação de sustentação entre a língua e a coletividade. Para a Psicologia Social crítica, é impossível pensar nos processos de subjetivação isolando a linguagem da produção do indivíduo e do processo grupal.
- A) subordinação e descoletivização
- B) coesão social e incorporação
- C) cuidado e reparação
- D) patologização e diagnóstico
- E) igualdade e equidade
A alternativa correta é letra A) subordinação e descoletivização.
Frantz Fanon discute como a linguagem é um veículo de poder e identidade em contextos coloniais. A linguagem não é apenas um meio de comunicação, mas também uma ferramenta que pode ser usada para impor uma identidade e uma forma de pensar. No processo de colonização, a imposição da língua do colonizador contribui para a subordinação, pois implica uma hierarquia onde a cultura e a língua do colonizador são vistas como superiores. Isso leva à descoletivização, pois fragmenta a coletividade cultural e social dos colonizados, enfraquecendo sua identidade coletiva e resistência ao domínio colonial.
959) A partir da Psicologia Social crítica, do final do século XX, os processos grupais passam a ser compreendidos como projetos, um eterno “vir a ser”, constituídos em uma tensão entre serialidade e totalidade (Lapassade, 1982). Há uma ameaça constante de dissolução do grupo e de volta à serialidade, em que cada integrante assume e afirma sua individualidade, sendo mais um na presença dos demais. Ao mesmo tempo, há uma busca pela totalidade, em que cada um dos integrantes participa com os demais, introjeta-os e dá sentido à relação estabelecida, afirmando- se e assumindo a totalidade do grupo. Nesse sentido, a metodologia dos grupos operativos de Enrique Pichon- -Riviere contribuiu para o trabalho de grupos, explicitando seus modos de funcionamento e permitindo que todos elaborem sobre a experiência coletivamente.
- A) relações de aproximação e afastamento entre as redes de preferência e de rejeição, nos grupos e na comunidade.
- B) valores, crenças, medos e fantasias de cada um dos que estão em contato quando se está agindo em grupo.
- C) situação de forças no espaço vital, entendendo este como totalidade dos fatos que determinam o comportamento de um indivíduo em um determinado momento.
- D) a alteração da mente individual, um predomínio da emoção sobre a razão e um papel central do inconsciente coletivo nas ações dos indivíduos que são totalmente direcionados por meio da sugestão do líder e do contágio rápido.
- E) a existência de um propósito comum, o reconhecimento comum dos limites de cada membro, a distinção entre os subgrupos internos e a valorização dos membros individualmente por suas contribuições ao grupo.
A alternativa correta é letra B) valores, crenças, medos e fantasias de cada um dos que estão em contato quando se está agindo em grupo.
Esta alternativa é a correta porque os Esquemas Conceituais Referenciais Operativos (ECROs) são fundamentais para entender como os indivíduos interagem dentro de um grupo. Eles representam o conjunto de valores, crenças, medos e fantasias que cada membro traz para o grupo e que influenciam suas ações e interações. Esses esquemas são operativos no sentido de que guiam o comportamento dos membros do grupo durante a ação coletiva, ajudando a moldar a dinâmica do grupo e a facilitar a realização de seu propósito comum.
960) De acordo com Silvia T. Maurer Lane no livro “O que é a Psicologia Social?”, analise a sentença abaixo:
- A) Apenas a 1ª parte.
- B) Apenas a 3ª parte.
- C) Apenas a 1ª e a 2ª partes.
- D) Apenas a 2ª e a 3ª partes.
- E) Todas as partes.
A alternativa correta é letra C) Apenas a 1ª e a 2ª partes.
Explicação:A primeira parte da sentença está correta ao afirmar que a Psicologia Social foca no estudo do comportamento dos indivíduos influenciados socialmente. Isso se alinha com a definição clássica da Psicologia Social, que investiga como os pensamentos, sentimentos e comportamentos das pessoas são influenciados pela presença real, imaginada ou implícita de outros.
A segunda parte também está correta ao destacar que as influências sociais começam desde o nascimento ou mesmo antes, através das condições históricas que formam o contexto de uma família. Isso inclui a cultura, as interações sociais e as condições econômicas que podem afetar a maneira como a gravidez é vivenciada e como um filho é recebido e criado.
A terceira parte, embora mencione a cognição como um elemento importante na influência histórico-social, não é suficiente para caracterizar a Psicologia Social em sua totalidade. A Psicologia Social não se limita apenas aos processos cognitivos; ela também engloba emoções, comportamentos e interações sociais mais amplas.