Philippe Ariès, em sua obra História social da infância e da família, ocupou-se de diferentes concepções sobre a infância em diferentes tempos e lugares. O autor identifica várias “descobertas” da infância. Sobre a aprendizagem social é correto afirmar que, no bojo das transformações que acompanharam a criação dos Estados Nacionais e a construção da democracia moderna, a partir do século XVII, as famílias passaram a dividir a responsabilidade e o trabalho de formação das novas gerações com a(o):
- A) Igreja, através do ensino religioso.
- B) Estado, através das escolas.
- C) comunidade, através das indústrias.
- D) medicina, através da imposição moral.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Estado, através das escolas.
Philippe Ariès, em sua obra História social da infância e da família, ocupou-se de diferentes concepções sobre a infância em diferentes tempos e lugares. O autor identifica várias “descobertas” da infância. Sobre a aprendizagem social é correto afirmar que, no bojo das transformações que acompanharam a criação dos Estados Nacionais e a construção da democracia moderna, a partir do século XVII, as famílias passaram a dividir a responsabilidade e o trabalho de formação das novas gerações com a(o):
a) Igreja, através do ensino religioso.
INCORRETA. Conde & Costa (2019, p.892) mencionam:
“O novo modo de vida da sociedade industrial demandava uma educação desvinculada da Igreja”
b) Estado, através das escolas.
CORRETA. Segundo Conde & Costa (2019, p. 891):
“Em termos educacionais, a família deixaria de ser a grande responsável pela formação da criança e passaria a dividir esta responsabilidade com o Estado, que, por sua vez, assumiu a incumbência de preparar os sujeitos para o novo modo de produção e a escola para dar conta dessas mudanças.”
c) comunidade, através das indústrias.
INCORRETA. Sobre o papel da comunidade em relação a infância Kramer (1982, p. 18) citado por Conde & Costa (2019) destaca:
“A ideia de infância não existiu sempre e da mesma maneira. Ao contrário, ela aparece com a sociedade capitalista, urbano-industrial, à medida que mudam a inserção e o papel social da criança na comunidade.”
d) medicina, através da imposição moral.
INCORRETA. Conforme mencionado, as famílias, a partir do século XVII, passaram a dividir a responsabilidade e o trabalho de formação das novas gerações com o Estado.
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Fonte consultada:
Conde, S. F., & Costa, M. J. (2019). Contribuições da pedagogia socialista para a educação da infância no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Perspectiva, 37(4), 887-903.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução: Dora Flaksman. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
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