Pichon-Rivière desenvolveu uma abordagem de trabalho em grupo chamada “Grupo Operativo”, que conta com o aporte teórico de Lewin e com os conhecimentos psicanalíticos. Para o renomado psicólogo Saidon (1982), estudioso desta abordagem, o grupo operativo se caracteriza quando:
- A) está centrado, de forma explícita, em uma tarefa que pode ser o aprendizado, a cura, o diagnóstico de dificuldades, entre outras. Sob esta tarefa, existe outra implícita subjacente à primeira, que aponta para a ruptura das estereotipias que dificultam o aprendizado e a comunicação.
- B) não se configura uma intervenção e se limita a avaliar as fantasias e os simbolismos inconscientes dos participantes, auxiliando no psicodiagnóstico individual e grupal.
- C) é estruturado buscando-se uma dinâmica de debates e informações técnicas por parte do psicólogo, objetivando socializar os conhecimentos da psicologia com os integrantes.
- D) o grupo alcança a principal tarefa operativa de manter a organização das normas e códigos, além de socializar seus conhecimentos.
- E) o grupo-sujeitado participante é mantido, garantindo as relações grupais de operatividade para as novas tarefas, sem ferir as normas organizacionais já estabelecidas.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) está centrado, de forma explícita, em uma tarefa que pode ser o aprendizado, a cura, o diagnóstico de dificuldades, entre outras. Sob esta tarefa, existe outra implícita subjacente à primeira, que aponta para a ruptura das estereotipias que dificultam o aprendizado e a comunicação.
Pichon-Rivière desenvolveu uma abordagem de trabalho em grupo chamada “Grupo Operativo”, que conta com o aporte teórico de Lewin e com os conhecimentos psicanalíticos. Para o renomado psicólogo Saidon (1982), estudioso desta abordagem, o grupo operativo se caracteriza quando:
a) está centrado, de forma explícita, em uma tarefa que pode ser o aprendizado, a cura, o diagnóstico de dificuldades, entre outras. Sob esta tarefa, existe outra implícita subjacente à primeira, que aponta para a ruptura das estereotipias que dificultam o aprendizado e a comunicação.
O enunciado e a alternativa estão de acordo com o texto do livro Psicologias de Ana Bock:
"Mais recentemente, o francês Pichon-Rivière, radicado na Argentina, desenvolveu uma abordagem de trabalho em grupo (a qual denominou 'Grupos Operativos') baseado tanto na tradição legada por Lewin quanto nos conhecimentos psicanalíticos. De acordo com o psicólogo Saidon, estudioso da obra de Pichon-Rivière,
'o grupo operativo se caracteriza por estar centrado, de forma explícita, em uma tarefa que pode ser o aprendizado, a cura (no caso da psicoterapia), o diagnóstico de dificuldades etc. Sob essa tarefa, existe outra implícita subjacente à primeira, que aponta para a ruptura das estereotipias que dificultam o aprendizado e a comunicação.' [pg. 223]".
Assertiva Correta.
b) não se configura uma intervenção e se limita a avaliar as fantasias e os simbolismos inconscientes dos participantes, auxiliando no psicodiagnóstico individual e grupal.
Segundo Bock, o Grupo Operativo configura-se, sim, em uma forma de intervenção. Veja:
"O grupo operativo configura-se como um modo de intervenção, organização e resolução de problemas grupais, baseado em uma teoria consistente, desenvolvida por Pichon-Rivière e conhecida como Teoria do Vínculo."
Assertiva Falsa.
c) é estruturado buscando-se uma dinâmica de debates e informações técnicas por parte do psicólogo, objetivando socializar os conhecimentos da psicologia com os integrantes.
Não é estruturado apenas com debates e informações técnicas. Segundo Bock, trabalha-se com o campo de fantasias e simbolismos. Veja:
"Através de sua aplicação, é possível acompanhar determinado grupo durante a realização de tarefas concretas e avaliar o campo de fantasias e simbolismos encobertos nas relações pessoais e organizacionais dos seus diferentes membros. "
Assertiva Falsa.
d) o grupo alcança a principal tarefa operativa de manter a organização das normas e códigos, além de socializar seus conhecimentos.
De acordo com Izique Bastos, a tarefa principal é analisar as contradições. Veja:
"Para Pichon-Rivière (1998), o processo grupal se caracteriza por uma dialética na medida em que é permeado por contradições, sendo que sua tarefa principal é justamente analisar essas contradições. O autor utiliza uma representação para mostrar o movimento de estruturação, desestruturação e reestruturação de um grupo, que é o cone invertido".
Assertiva Falsa.
e) o grupo-sujeitado participante é mantido, garantindo as relações grupais de operatividade para as novas tarefas, sem ferir as normas organizacionais já estabelecidas.
Não há referência na teoria pichoniana sobre o conceito de "grupo-sujeitado participante".
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra A.
Deixe um comentário