Por muitos anos a Psicologia Social tradicional se sustentou em pressupostos positivistas e individualistas. A sociedade contemporânea está constantemente reinventando novos modos de produção de conhecimento em função da própria complexidade das questões com as quais nos vemos confrontados. Tais aspectos tornam-se indispensáveis para uma análise crítica da inserção do psicólogo na área da Assistência Social.
Persistir atuando seguindo os princípios da psicologia tradicional faz com que o psicólogo
- A) desenvolva uma postura crítica e não mais descritiva, buscando intervir não somente na resolução de problemas mas também na maneira em que esses são formulados socialmente.
- B) entenda que o objeto de estudo está em constante transformação e requer um questionamento permanente não apenas das estratégias de conhecimento mas também dos valores que norteiam as suas intervenções.
- C) reforce uma prática conservadora e superficial diante da realidade da população atendida pelas políticas públicas de assistência social.
- D) tenha uma função eminentemente política, que realiza uma ontologia do presente e coloca em questão o que somos, qual é este mundo e este período no qual vivemos.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) reforce uma prática conservadora e superficial diante da realidade da população atendida pelas políticas públicas de assistência social.
Persistir atuando seguindo os princípios da psicologia tradicional faz com que o psicólogo
A questão está baseada no seguinte texto:
"Compartilhamos com a posição de Parker (2007) de que, historicamente, a Psicologia constituiu-se como um poderoso instrumento da ideologia burguesa a serviço da sociedade capitalista, sobretudo no Brasil onde majoritariamente se voltou à caracterização de um profissional liberal focado no indivíduo isolado de seu contexto social. No entanto, "a entrada em campos como o da política social força-lhe a reaprender a fazer e pensar Psicologia" (Yamamoto & Paiva, 2010, p. 155).
Bock (2003) aponta três aspectos do caráter ideológico da Psicologia que acompanham as práticas profissionais, favorecendo o sentido acima exposto. Primeiro, a naturalização do fenômeno psicológico, resultando em uma concepção de universalidade do fenômeno psíquico, o que distancia a Psicologia da realidade social. Destaca também que "os psicólogos não têm concebido suas intervenções como trabalho" (Bock, 2003, p. 21), descolando dessa maneira a prática profissional dos interesses sociais e das disputas políticas da sociedade. Por fim, ressalta que a Psicologia tem concebido as pessoas como responsáveis pelo seu desenvolvimento, descartando o papel da sociedade e compreendendo o fenômeno psicológico a partir do próprio homem.
Tais aspectos tornam-se indispensáveis em uma análise crítica da inserção do psicólogo na área da Assistência Social. Partir de princípios como os predominantes historicamente na Psicologia redunda em uma prática conservadora e superficial diante da realidade da população atendida pelas políticas públicas de Assistência Social."
Fonte: "Assistência social e psicologia: sobre as tensões e conflitos do psicólogo no cotidiano do serviço público" (Senra e Guzzo)
Com isso, vamos analisar as alternativas abaixo.
a) desenvolva uma postura crítica e não mais descritiva, buscando intervir não somente na resolução de problemas mas também na maneira em que esses são formulados socialmente.
Incorreto. Seguir os princípios da psicologia tradicional não faz desenvolver uma postura crítica, mas reproduzir as práticas conservadoras e superficiais, conforme vimos no texto.
b) entenda que o objeto de estudo está em constante transformação e requer um questionamento permanente não apenas das estratégias de conhecimento mas também dos valores que norteiam as suas intervenções.
Incorreto. Considerar o objeto de estudo como em constante transformação seria uma postura crítica. Não seria fruto da psicologia tradicional.
c) reforce uma prática conservadora e superficial diante da realidade da população atendida pelas políticas públicas de assistência social.
Correto. Essa é a alternativa que está de acordo com o texto.
d) tenha uma função eminentemente política, que realiza uma ontologia do presente e coloca em questão o que somos, qual é este mundo e este período no qual vivemos.
Incorreto. Essa alternativa não cita uma prática que segue um dos princípios da psicologia tradicional.
Portanto, a alternativa correta é a Letra C.
Deixe um comentário