Por vezes, a juventude é definida por sua característica revolucionária, de potência positiva e transformadora . Em outras circunstâncias, a juventude é identificada como geradora de problemas para a sociedade e como um modo de vida que exige cuidados específicos. Nos últimos anos, em nosso país, tem havido maior investimento em programas de políticas públicas de juventude que visam instituir projetos que têm como um de seus objetivos:
- A) julgar situações dos jovens em conflito com a lei.
- B) focar a parcela da juventude que não está em situação de vulnerabilidade social.
- C) atuar de forma desarticulada, evitando a formação de galeras, turmas, grupos e gangues de jovens que são prejudiciais para a sociedade como um todo.
- D) divulgar as informações relevantes ao direito à qualidade e segurança dos alimentos, de modo a facilitar o acesso de todos os jovens a mecanismos destinados a garantir esse direito.
- E) resolver problemas enfrentados por parcelas da população jovem e relacionados ao acesso à educação, à saúde e ao trabalho.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) resolver problemas enfrentados por parcelas da população jovem e relacionados ao acesso à educação, à saúde e ao trabalho.
Gabarito proposto: Letra E
Por vezes, a juventude é definida por sua característica revolucionária, de potência positiva e transformadora . Em outras circunstâncias, a
juventude é identificada como geradora de problemas para a sociedade e como um modo de vida que exige cuidados específicos. Nos últimos anos, em nosso país, tem havido maior investimento em programas de políticas públicas de juventude que visam instituir projetos que têm como um de seus objetivos:
a) julgar situações dos jovens em conflito com a lei.
Errado. As políticas públicas nunca tem como objetivo julgar determinado grupo.
b) focar a parcela da juventude que não está em situação de vulnerabilidade social.
Errado. As políticas públicas focam a parcela da população em situação de maior vulnerabilidade.
c) atuar de forma desarticulada, evitando a formação de galeras, turmas, grupos e gangues de jovens que são prejudiciais para a sociedade como um todo.
Errado. Políticas que favoreçam a socialização em atividades saudáveis são benéficas para os jovens e para a população.
d) divulgar as informações relevantes ao direito à qualidade e segurança dos alimentos, de modo a facilitar o acesso de todos os jovens a mecanismos destinados a garantir esse direito.
Errado. Qualidade e segurança dos alimentos não é um objetivo específico de políticas públicas da juventude.
e) resolver problemas enfrentados por parcelas da população jovem e relacionados ao acesso à educação, à saúde e ao trabalho.
Certo!
“Para o início da análise do material mencionado, cabe fazermos uma breve pontuação de algumas questões em relação aos programas de políticas públicas de juventude implementados no Brasil. Nos últimos anos, em nosso país, tem havido maior investimento em programas de políticas públicas de juventude (Lima & Minayo-Gomez, 2003; Sposito & Carrano, 2003; Sposito & Corrochano, 2005; Sposito, Silva, & Souza, 2006; Tommasi, 2004; UNESCO, 2004). Esses programas visam instituir projetos que, de forma geral, objetivam resolver problemas enfrentados por parcelas da população jovem em sua inserção na ordem social vigente como aqueles relacionados ao acesso à educação, à saúde e ao trabalho; ou referentes a situações caracterizadas como em conflito com a lei. São programas variados em seus enfoques, estratégias, objetivos e modelos. Mas, de modo geral, podemos perceber uma concentração em seu direcionamento: tomam como foco a parcela da juventude qualificada como estando em situação de maior vulnerabilidade social.”
Fonte:
Frezza, Marcia, Maraschin, Cleci e Santos, Nair Silveira dos. Juventude como problema de políticas públicas. Psicologia & Sociedade [online]. 2009, v. 21, n. 3 [Acessado 7 Julho 2021] , pp. 313-323.
Deixe um comentário