“… procura descrever (…) enquanto construções simbólicas historicamente determinadas, socialmente compartilhadas e comunicadas através de redes institucionais específicas que, ao mesmo tempo, modelam as ações dos grupos no interior da formação social considerada, e são por elas modeladas.”
Nessa citação, Regina Helena Freitas Campos, em seus estudos sobre a Psicologia Comunitária, nos apresenta o processo de construção do conceito de:
- A) Reprodução cultural; proposta por Bourdieu e Passeron.
- B) Produtividade da escola improdutiva; estudada por Frigotto.
- C) Representações sociais; propostas por Moscovici.
- D) Dinâmica de grupo; proposta por Kurt Lewin.
- E) Produção do fracasso escolar; proposta por Patto.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Representações sociais; propostas por Moscovici.
Campos (2003) descreve o termo em questão:
O conceito de representação social, proposto por Moscovici (1961), procura descrever representações coletivas enquanto construções simbólicas historicamente determinadas, socialmente compartilhadas e comunicadas através de redes institucionais específicas, que ao mesmo tempo modelam as ações dos grupos no interior da formação social considerada, e são por elas modeladas.
[...] No entanto, as representações sociais são construtos em permanente transformação. Se guardam relação com o passado da comunidade, com suas tradições e história, são também o produto da prática presente e dos horizontes que guiam a ação dos grupos sociais que operam simbolicamente através delas.
Com base no trecho acima, concluímos que na citação exposta pelo enunciado, a autora nos apresenta o processo de construção do conceito de: Representações sociais, propostas por Moscovici.
Fonte: CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. Vozes, 2003.
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