Quanto à atuação do psicólogo social, assinale a alternativa correta.
- A) Trata-se de profissional de uma vertente teórica da psicologia, não havendo espaço para uma atuação prática a não ser a docência.
- B) Os psicólogos brasileiros somente poderão se formar como psicólogos sociais se buscarem formação na Argentina, país que oferece formação específica para essa especialidade.
- C) Esse profissional depende do aval do psicólogo clínico para seu desempenho técnico.
- D) Trata-se de um profissional polivalente, considerando-se que sua formação universitária é generalista e que toda a psicologia é social, como afirmaram Sílvia Lane e Sigmund Freud.
- E) O profissional dessa especialidade dificilmente exerce sua função no serviço público.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Trata-se de um profissional polivalente, considerando-se que sua formação universitária é generalista e que toda a psicologia é social, como afirmaram Sílvia Lane e Sigmund Freud.
Gabarito Letra D
Quanto à atuação do psicólogo social, assinale a alternativa correta.
a) Trata-se de profissional de uma vertente teórica da psicologia, não havendo espaço para uma atuação prática a não ser a docência.
Errado. Há várias possibilidades de atuação prática para o psicólogo social. Vamos relembrar algumas delas:
“Exerce atividades no campo da psicologia aplicada ao trabalho social, orientando os indivíduos no que concerne a problemas de caráter social com o objetivo de leva-los a achar e utilizar os recursos e meios necessários para superar suas dificuldades e conseguir atingir metas determinadas: atua junto a organizações comunitárias e em equipes multiprofissionais, diagnosticando, planejando e executando os programas no âmbito da saúde, lazer, educação, trabalho e segurança pra ajudar os indivíduos e suas famílias a resolver seus problemas e superar suas dificuldades; dedica-se à luta contra a delinqüência, organizando e supervisionando atividades educativas, sociais e recreativas em centros comunitários, para recuperar e integrar os indivíduos à sociedade; colabora com a Justiça, quando solicitado, apresentando laudos, pareceres e depoimentos, para servir como instrumentos comprobatórios para melhor aplicação da lei e da justiça; assessora órgãos públicos ou de caráter social, técnico e de consciência política, para resolver situações planejadas ou não; dedica-se à luta contra delinqüência e fenômenos sociais emergentes, organizando e supervisionando programas sociais e recreativos, em centros comunitários ou equivalentes, para buscar a melhoria das relações interpessoais e intergrupais, estendendo-a ao contexto sócio-histórico-cultural”
b) Os psicólogos brasileiros somente poderão se formar como psicólogos sociais se buscarem formação na Argentina, país que oferece formação específica para essa especialidade.
Errado. Há no Brasil formação específica de psicologia social.
c) Esse profissional depende do aval do psicólogo clínico para seu desempenho técnico.
Errado. São especialidades diferentes e independentes, um não depende de autorização do outro.
d) Trata-se de um profissional polivalente, considerando-se que sua formação universitária é generalista e que toda a psicologia é social, como afirmaram Sílvia Lane e Sigmund Freud.
Certo! Toda psicologia é social.
“Considerando que toda psicologia é social, a atenção do psicólogo estaria mais voltada para os relacionamentos entre as pessoas e o que esses relacionamentos suscitam em termos de subjetividades. Porém, há a necessidade de destacar cada sujeito como único e, ao mesmo tempo, compreender seus mecanismos psíquicos conectados com o seu contexto social e histórico. Então, inclusive aqueles mais voltados para um trabalho clínico, da mesma maneira se ocupam dos processos psíquicos profundos, mas que se relacionam com aspectos da cultura, da família, da sociedade. Partindo desse pressuposto, de que o psicólogo considera o contexto sócio-histórico-cultural do indivíduo, ele vai tentar entender melhor a história do comportamento do indivíduo, a história familiar, o contexto em que vive e quem mantém o padrão de comportamento. Assim, não é possível reduzir o indivíduo a um único fator da constituição de sua subjetividade. Essa abordagem individual seria o que diferenciaria os psicólogos de outros profissionais, pois os primeiros conseguem contextualizar como a cultura e o meio agem sobre o indivíduo.”
e) O profissional dessa especialidade dificilmente exerce sua função no serviço público.
Errado. Pelo contrário, o psicólogo social trabalha grande parte das vezes no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Nosso gabarito é Letra D.
Referência
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Atribuições profissionais do psicólogo no brasil. Disponível em: < https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2008/08/atr_prof_psicologo.pdf> Acesso em 23 de maio de 2020
BASTOS, Antonio Virgilio; GONDIM, Sonia. O trabalho do psicólogo no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Deixe um comentário