Robert M. Farr, historiador e analista da psicologia social, aponta que a psicologia social historicamente divide‑se em psicologia social psicológica e psicologia social sociológica. Assinale a alternativa que corresponde à concepção incorreta a respeito desse assunto.
- A) Segundo Robert M. Farr, Gordon Allport considerava a psicologia social um fenômeno estritamente estadunidense.
- B) As influências europeias na psicologia social dos Estados Unidos favoreceram o crescimento da vertente da psicologia social sociológica.
- C) A psicologia social psicológica teve forte influência do sociólogo Émile Durkheim, principalmente por ter desenvolvido a noção de consciência coletiva e consciência social.
- D) George H. Mead, da Universidade de Chicago, foi um dos grandes nomes da psicologia social sociológica e influenciou fortemente a criação do interacionismo simbólico.
- E) A psicologia social psicológica, fenômeno estritamente estadunidense, no pós‑Segunda Guerra Mundial se transforma em corrente hegemônica em praticamente todo o mundo ocidental, ao menos até a crise da psicologia social nos anos de 1970.
Resposta:
A alternativa incorreta é a letra C).
Émile Durkheim foi um sociólogo, não um psicólogo, e suas contribuições foram fundamentais para o desenvolvimento da sociologia. Durkheim introduziu conceitos como a consciência coletiva, que se refere ao conjunto de crenças e sentimentos comuns à média dos membros de uma sociedade. Isso forma uma determinada coesão social. No entanto, sua influência é mais reconhecida na sociologia do que na psicologia social psicológica.
A psicologia social psicológica foca mais nos processos psicológicos individuais e como eles são influenciados pelo contexto social. Portanto, a afirmação de que a psicologia social psicológica teve forte influência de Durkheim é incorreta, pois sua obra está mais alinhada com a psicologia social sociológica, que examina os fenômenos sociais e culturais que influenciam os comportamentos e processos psicológicos dos indivíduos.
Deixe um comentário