Sawaia (1996) problematiza o conceito comunidade a partir da seguinte afirmativa: “O predicado comunitário contém valores específicos que permitem o amadurecimento e desenvolvimento das potencialidades humanas nos espaços particulares do cotidiano (…)” Heller,1987.
Nessa concepção é possível afirmar:
I a comunidade rompe com a dicotomia clássica entre coletividade e individualidade;
II se comunidade contém individualidade, pode ser trabalhada como unidade consensual, sujeito único;
III a expressão tão cara à prática comunitária nos anos 70 – conscientização – deve ser ampliada para abarcar não só a “tomada de consciência”, como também a “tomada de inconsciência”.
Assinale a opção correta:
- A) as afirmativas I e II estão corretas
- B) as afirmativas I e III estão corretas
- C) somente a afirmativa II está correta
- D) as afirmativas II e III estão corretas
- E) todas as afirmativas estão corretas
Resposta:
Resposta: A alternativa correta é letra B) as afirmativas I e III estão corretas.
Explicação:
A afirmativa I está correta porque a comunidade, como um espaço de relações interpessoais, permite a coexistência e interação entre a coletividade e a individualidade, sem que uma anule a outra. Isso contribui para o desenvolvimento das potencialidades humanas.
A afirmativa II não está correta porque, embora a comunidade contenha individualidades, ela não pode ser reduzida a uma unidade consensual ou a um sujeito único. A diversidade de indivíduos e a pluralidade de opiniões e interesses são características intrínsecas das comunidades.
A afirmativa III está correta ao sugerir que o conceito de conscientização deve ser expandido. A conscientização envolve não apenas a compreensão da realidade (tomada de consciência), mas também o reconhecimento de limitações e aspectos não conscientes (tomada de inconsciência), o que pode levar a uma compreensão mais profunda e a ações mais efetivas na prática comunitária.
Deixe um comentário