Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo a Referência Técnica para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS (2007), o foco da atuação no CRAS é a prevenção e promoção da vida, por isso o trabalho do psicólogo deve priorizar as potencialidades. A atuação deve se voltar para a valorização dos aspectos saudáveis presentes nos sujeitos, nas famílias e na comunidade. Quais atribuições não competem ao Psicólogo (a) no CRAS?

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) A realização de terapia, ou psicoterapia com famílias, grupos, ou indivíduos como proposta de minimizar quadros psicológicos, ou psiquiátricos.

     

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Uma Psicologia comprometida com a transformação social toma como foco as necessidades, potencialidades, objetivos e experiências dos oprimidos. Nesse sentido, a Psicologia pode oferecer, para a elaboração e execução de políticas públicas de Assistência Social – preocupadas em promover a emancipação social das famílias e fortalecer a cidadania junto a cada um de seus membros –, contribuições no sentido de considerar e atuar sobre a dimensão subjetiva dos indivíduos, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e cidadania.

(...)

As atividades desenvolvidas no CRAS estão voltadas para o alívio imediato da pobreza, para a ruptura com o ciclo intergeracional da pobreza e o desenvolvimento das famílias. Os psicólogos no CRAS devem promover e fortalecer vínculos sócio-afetivos, de forma que as atividades de atendimento gerem progressivamente independência dos benefícios oferecidos e promovam a autonomia na perspectiva da cidadania.

(...)

O importante, no entanto, é compreender a demanda dos usuários, em seus aspectos históricos, sociais, pessoais e contextuais, para se realizar uma intervenção psicológica mais efetiva e resolutiva, com base na demanda planejada (construída pelo diálogo entre o saber do técnico e do população referenciada), e não só na demanda espontânea.

(...)

Portanto, em casos de identificação de demandas que requeiram ações e serviços não previstos nestes aparatos normativos, como, por exemplo, o acompanhamento clínico de natureza psicoterapêutica, o profissional de Psicologia deve acessar outros pontos da rede de serviços públicos existentes no seu território de abrangência ou no plano municipal, com vistas à efetivação dos direitos dos usuários a serviços de qualidade e à devida organização das ações promovidas pelas políticas públicas de Seguridade Social."

 

Fonte: "Referência Técnica para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS" (CFP)

 

Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra A.

 

a)  A realização de terapia, ou psicoterapia com famílias, grupos, ou indivíduos como proposta de minimizar quadros psicológicos, ou psiquiátricos.

 

b)  Contribuir no sentido de considerar e atuar sobre a dimensão subjetiva dos indivíduos, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e cidadania.

c)  A promoção e fortalecimento de vínculos socioafetivos, de forma que as atividades de atendimento gerem, progressivamente, independência dos benefícios oferecidos e promovam a autonomia na perspectiva da cidadania.

d)  A compreensão da demanda dos usuários, em seus aspectos históricos, sociais, pessoais e contextuais, para se realizar uma intervenção psicológica mais efetiva e resolutiva, com base na demanda planejada e espontânea.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *