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Segundo Freitas (2000), a inclusão social pode ser compreendida como um processo pelo qual a sociedade se adapta para incluir as pessoas até então marginalizadas; estas, por sua vez, procuram capacitar-se para participar da vida em sociedade. No Brasil, a partir dos anos 90, grandes e pequenas modificações foram sendo percebidas em setores como escolas, empresas, áreas de lazer, edifícios e espaços urbanos, possibilitando a participação plena de todas as pessoas, com igualdades de oportunidades junto à população em geral. Entretanto, uma das dificuldades para a operacionalização destas mudanças está associada ao preconceito, o que pode ser caracterizado como
- A) ação racional do indivíduo, destituída de afeto, frente à diversidade dos objetos culturais.
- B) reação natural do indivíduo aos objetos que lhe causam estranheza.
- C) manifestação individual independente do processo de socialização.
- D) manifestação da autonomia da consciência do indivíduo em relação à cultura.
- E) resultante das dificuldades do indivíduo em experienciar e refletir sua relação com a cultura.
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Resposta:
Resposta: E) resultante das dificuldades do indivíduo em experienciar e refletir sua relação com a cultura.
Explicação: O preconceito é frequentemente uma barreira para a inclusão social, pois reflete as dificuldades que os indivíduos têm em entender e aceitar aspectos culturais que são diferentes dos seus. Essas dificuldades podem ser devido à falta de experiência direta ou à incapacidade de refletir criticamente sobre a cultura e suas diferenças. Isso pode levar a julgamentos baseados em estereótipos ou a uma rejeição da diversidade cultural, o que impede a plena participação de todos na sociedade.
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