Segundo o livro “Psicologias: uma introdução à psicologia”, a motivação continua sendo um complexo tema para a psicologia e, particularmente, para as teorias de aprendizagem e ensino. Apesar de dificilmente ser detectado o motivo que subjaz algum tipo de comportamento, sabe‐se que sempre há algum. Os estudos de motivação consideram três tipos variáveis. Assinale‐os.
- A) A classe social, o objeto e a instituição.
- B) O objetivo, a facilidade de acesso e a instituição.
- C) A força interna do indivíduo, o objeto e o ambiente.
- D) O ambiente, a força interna do indivíduo e o objetivo.
- E) O ambiente, a facilidade de acesso e a vontade do indivíduo.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) A força interna do indivíduo, o objeto e o ambiente.
De acordo com Bock e colaboradores (2001)
O estudo da motivação considera três tipos de variáveis:
1. o ambiente;
2. as forças internas ao indivíduo, como necessidade, desejo, vontade, interesse, impulso, instinto;
3. o objeto que atrai o indivíduo por ser fonte de satisfação da força interna que o mobiliza.
A motivação é, portanto, o processo que mobiliza o organismo para a ação, a partir de uma relação estabelecida entre o ambiente, a necessidade e o objeto de satisfação. Isso significa que, na base da motivação, está sempre um organismo que apresenta uma necessidade, um desejo, uma intenção, um interesse, uma vontade ou uma predisposição para agir. Na motivação está também incluído o ambiente que estimula o organismo e que oferece o objeto de satisfação. E, por fim, na motivação está incluído o objeto que aparece como a possibilidade de satisfação da necessidade.
Portanto, os estudos de motivação consideram três tipos de variáveis: a força interna do indivíduo, o objeto e o ambiente.
As outras alternativas apresentam algumas variáveis corretas, mas somente a alternativa C possui o conjunto das variáveis consideradas nos estudos de motivação.
Fonte: BOCK, A. M. M.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.
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