Segundo o modelo de paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência e a inclusão da pessoa com deficiência, é correto afirmar:
- A) O paradigma de suporte às pessoas com deficiência foi criado na década de 1970, no bojo dos movimentos sociais brasileiros, com o objetivo de promover a integração da pessoa com deficiência.
- B) A inclusão social é um processo que diz respeito à pessoa com deficiência, devendo esta ser equiparada aos demais cidadãos, por via da normalização das condições dessa pessoa, o que se obtém dando a ela acesso aos serviços que viabilizam a construção dessa condição.
- C) A inclusão da pessoa com deficiência supõe um processo de investimento tanto no desenvolvimento do indivíduo quanto na criação imediata de condições que garantam o acesso e a participação dessa pessoa na vida comunitária, por meio da provisão de suportes físicos, psicológicos, sociais e instrumentais.
- D) A pessoa com deficiência é um cidadão como qualquer outro, que possui direitos e deve poder usufruir das oportunidades disponíveis na sociedade, a depender do tipo de deficiência e de seu grau de comprometimento.
- E) O papel da psicologia na inclusão da pessoa com deficiência é avaliar, diagnosticar e preparar o plano terapêutico e psicopedagógico para a melhor adaptação dessa pessoa, reconhecendo o outro em sua diferença.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) A inclusão da pessoa com deficiência supõe um processo de investimento tanto no desenvolvimento do indivíduo quanto na criação imediata de condições que garantam o acesso e a participação dessa pessoa na vida comunitária, por meio da provisão de suportes físicos, psicológicos, sociais e instrumentais.
Segundo o modelo de paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência e a inclusão da pessoa com deficiência, é correto afirmar:
a) O paradigma de suporte às pessoas com deficiência foi criado na década de 1970, no bojo dos movimentos sociais brasileiros, com o objetivo de promover a integração da pessoa com deficiência.
Essa questão está baseada no texto "Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência" de Aranha.
O texto faz uma diferença entre "integração" e "inclusão". O paradigma de suporte está ligado à inclusão, e não à integração. Veja:
"Já o paradigma de suportes, onde se contextualiza a idéia da inclusão, prevê intervenções decisivas e incisivas, em ambos os lados da equação: no processo de desenvolvimento do sujeito e no processo de reajuste da realidade social."
Assertiva Falsa.
b) A inclusão social é um processo que diz respeito à pessoa com deficiência, devendo esta ser equiparada aos demais cidadãos, por via da normalização das condições dessa pessoa, o que se obtém dando a ela acesso aos serviços que viabilizam a construção dessa condição.
Essa afirmativa distorce o seguinte texto de Aranha:
"A inclusão social, portanto, não é processo que diga respeito somente à pessoa com deficiência, mas sim a todos os cidadãos. Não haverá inclusão da pessoa com deficiência enquanto a sociedade não for inclusiva, ou seja, realmente democrática, onde todos possam igualmente se manifestar nas diferentes instâncias de debate e de tomada de decisões da sociedade, tendo disponível o suporte que for necessário para viabilizar essa participação."
Assertiva Falsa.
c) A inclusão da pessoa com deficiência supõe um processo de investimento tanto no desenvolvimento do indivíduo quanto na criação imediata de condições que garantam o acesso e a participação dessa pessoa na vida comunitária, por meio da provisão de suportes físicos, psicológicos, sociais e instrumentais.
Essa é a afirmativa que está de acordo com Aranha. Veja:
"A grande diferença de significação entre os termos integração e inclusão reside no fato de que enquanto que no primeiro se procura investir no 'aprontamento' do sujeito para a vida na comunidade, no outro, além de se investir no processo de desenvolvimento do indivíduo, busca-se a criação imediata de condições que garantam o acesso e a participação da pessoa na vida comunitária, através da provisão de suportes físicos, psicológicos, sociais e instrumentais."
Assertiva Correta.
d) A pessoa com deficiência é um cidadão como qualquer outro, que possui direitos e deve poder usufruir das oportunidades disponíveis na sociedade, a depender do tipo de deficiência e de seu grau de comprometimento.
Essa afirmativa distorce o seguinte texto:
"Em função de tal debate, a idéia da normalização começou a perder força. Ampliou-se a discussão sobre o fato da pessoa com deficiência ser um cidadão como qualquer outro, detentor dos mesmos direitos de determinação e usofruto das oportunidades disponíveis na sociedade, independente do tipo de deficiência e de seu grau de comprometimento."
Assertiva Falsa.
e) O papel da psicologia na inclusão da pessoa com deficiência é avaliar, diagnosticar e preparar o plano terapêutico e psicopedagógico para a melhor adaptação dessa pessoa, reconhecendo o outro em sua diferença.
Aranha, em seu texto, não fala especificamente sobre o papel da psicologia. Contudo, essa afirmativa traz uma ação mais ligada ao que a autora chama de paradigma de serviços (integração), pois o foco está no indivíduo. Veja:
"A inclusão parte do mesmo pressuposto da integração, que é o direito da pessoa com deficiência ter igualdade de acesso ao espaço comum da vida em sociedade. Diferem, entretanto, no sentido de que o paradigma de serviços, onde se contextualiza a idéia da integração, pressupõe o investimento principal na promoção de mudanças do indivíduo, na direção de sua normalização. Obviamente que no paradigma de serviços também se atua junto a diferentes instâncias da sociedade (família, escola, comunidade). (...) Já o paradigma de suportes, onde se contextualiza a idéia da inclusão, prevê intervenções decisivas e incisivas, em ambos os lados da equação: no processo de desenvolvimento do sujeito e no processo de reajuste da realidade social."
A afirmativa está falsa por ter citado uma ação do paradigma de serviços e ter chamado isso de inclusão.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra C.
Deixe um comentário