Segundo Serge Moscovici, a Teoria das Representações Sociais constitui, de certo modo, o coração da Psicologia Social, sendo que os fenômenos sociais que permitem identificar de maneira concreta as representações e trabalhar sobre elas, dentro das quais se elaboram os saberes populares e o senso comum, são as
- A) ligações.
- B) suposições.
- C) fantasias.
- D) previsões.
- E) conversações
Resposta:
A alternativa correta é letra E) conversações
De acordo com Santos e Almeida (2005),
"Comunicação e representação social são inseparáveis e interdependentes. Como afirma Moscovici (2003), 'uma condiciona a outra, porque nós não podemos comunicar sem que partilhemos determinadas representações. Uma representação compartilhada entra na nossa herança social quando ela se torna objeto de interesse e de comunicação'. Dentre os diferentes tipos de comunicação, a conversação é destacada por Moscovici como o primeiro gênero, através do qual se constroem as representações sociais."
Com base no trecho acima, as conversações são os fenômenos sociais que permitem identificar de maneira concreta as representações e trabalhar sobre elas.
A banca nem se deu o trabalho de citar, no restante das alternativas (A,B,C e D), as formas secundárias de comunicação, que são: difusão, propagação e propaganda. Conseguimos eliminá-las pela falta de relação com o tema em questão.
Fonte: Santos, M.F; Almeida, L.M. Diálogos com a teoria da representação social. Recife: EDUFPE/EDUFAL, 2005
Deixe um comentário