Silvia Lane, autora que faz parte da história do nascimento e desenvolvimento da Psicologia Social no Brasil, afirma que a Psicologia Social estuda o comportamento social em seu registro histórico. Sobre a Psicologia Social, para Silvia Lane é INCORRETO afirmar:
- A) O ser humano não nasce um ser social. Ele se torna um ser social.
- B) O ser social é produto unicamente das relações sociais.
- C) A linguagem é uma ferramenta de acesso ao registro social.
- D) O sujeito é produto das relações histórico-sociais.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) O ser social é produto unicamente das relações sociais.
Silvia Lane, autora que faz parte da história do nascimento e desenvolvimento da Psicologia Social no Brasil, afirma que a Psicologia Social estuda o comportamento social em seu registro histórico. Sobre a Psicologia Social, para Silvia Lane é INCORRETO afirmar:
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"Também a partir de críticas à psicologia social "tradicional" pudemos perceber dois fatos fundamentais para o conhecimento do Indivíduo: 1) o homem não sobrevive a não ser em relação com outros homens, portanto a dicotomia Indivíduo X Grupo é falsa desde o seu nascimento (mesmo antes) o homem está inserido num grupo social -; 2) a sua participação, as suas ações, por estar em grupo, dependem fundamentalmente da aquisição da linguagem que preexiste ao indivíduo como código produzido historicamente pela sua sociedade (langue), mas que ele apreende na sua relação específica com outros indivíduos (parole). Se a língua traz em seu código significados, para o indivíduo as palavras terão um sentido pessoal decorrente da relação entre pensamento e ação, mediadas pelos outros significativos.
(...)
O que se pode chamar de natureza humana é, então, o ser social e histórico, é o resultado da interação entre o homem e o mundo social. Os homens são "produtos ou funções de relações sociais, concretas, objetivas, dentro de uma estrutura social que determina o seu comportamento como indivíduo" (Vazques, 1977).
Não se está dizendo simplesmente que o homem tem uma natureza social, mas mais do que isso: ele é um produto das relações sociais tal como se dão sob o capitalismo. Por isso, compreender 0 indivíduo ou buscar as causas do seu comportamento significa situá-lo no contexto de uma existência socialmente configurada, ou seja, condições de trabalho e de vida numa sociedade de classes. Significa, enfim, compreender que o lugar que ocupa na hierarquia de classes modifica diferencialmente suas percepções, sua relação com o futuro, sua relação com as instituições sociais (escola, por exemplo) e expectativas sociais em geral.
Esse modo de entender as relações entre o indivíduo e a sociedade não somente rejeita a idéia de que o suporte biológico é antecedente ao psiquismo social como também a idéia de que o social se soma ao biológico. O biológico e o social não são instâncias distintas do ser humano, pois o biológico é subsumido no social. Na verdade, sobre uma condição biológica dada se constitui a condição social adquirida e sobre ambas surge a única e verdadeira natureza humana: a natureza social e histórica. Em outras palavras, a atividade humana não se reduz ao biológico, pois para se constituir como atividade humana é preciso que se desenvolva sobre o biológico funções novas e próprias da vida em sociedade. Mas estas novas funções não são pré-sociais como as condições biológicas, mas são criadas historicamente como produtos das interações entre os indivíduos, entre os grupos sociais, entre os indivíduos e a sociedade. Não existe, portanto, uma natureza humana definitiva, estável, como quer a Psicologia corrente; ela vai se constituindo histórica e socialmente pela luta do homem com o ambiente, pela interação entre os indivíduos, pelo trabalho, pela educação."Fonte: "Psicologia Social: o homem em movimento" (Lane e Codo)
Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra B, pois não cita que essas relações são construídas em um contexto, uma sociedade de classes.
a) O ser humano não nasce um ser social. Ele se torna um ser social.
b) O ser social é produto unicamente das relações sociais.
c) A linguagem é uma ferramenta de acesso ao registro social.
d) O sujeito é produto das relações histórico-sociais.
Deixe um comentário