Silvia Tatiana Maurer Lane, em sua conhecida obra Psicologia Social − o homem em movimento, afirma que a análise ideológica é fundamental para o conhecimento psicossocial pelo fato de ela determinar e ser determinada pelos comportamentos
- A) sociais do indivíduo e pela rede de relações sociais que, por sua vez, constituem o próprio indivíduo.
- B) morais do indivíduo e pela rede de relações sociais que, por sua vez, constituem o próprio enredo.
- C) discursivos do indivíduo e pela rede de relações sociais que, por sua vez, constituem o próprio mundo da linguagem.
- D) diretos do indivíduo e pela rede de relações sociais que, por sua vez, constituem o próprio método.
- E) básicos do indivíduo e pela rede de relações sociais que, por sua vez, constituem o próprio conteúdo interno.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) sociais do indivíduo e pela rede de relações sociais que, por sua vez, constituem o próprio indivíduo.
Lane (1986) explica que:
"No plano superestrutural a ideologia é articulada pelas instituições que respondem pelas formas jurídicas, políticas, religiosas, artísticas e filosóficas; no plano individual, elas se reproduzem em função da história de vida e da inserção específica de cada indivíduo. Desta forma, a análise da ideologia deve, necessariamente, considerar tanto o discurso onde são articuladas as representações, como as atividades desenvolvidas pelo indivíduo. A análise ideológica é fundamental para o conhecimento psicossocial pelo fato de ela determinar e ser determinada pelos comportamentos sociais do indivíduo e pela rede de relações sociais que, por sua vez, constituem o próprio indivíduo.
Neste sentido, podemos entender como é que no plano ideológico, o indivíduo pode se tornar consciente ao detectar as contradições entre as representações e suas atividades desempenhadas na produção de sua vida material."
Através do trecho retirado do livro "Psicologia Social - o homem em movimento", chegamos à resposta correta.
Mas e se, ao ler o enunciado, que inclusive citou o livro no qual foi embasada a questão, descobríssemos uma referência que nunca tivemos acesso?
O jeito é apelar para o bom senso. Vejamos:
O enunciado diz:
"Silvia Tatiana Maurer Lane, em sua conhecida obra Psicologia Social − o homem em movimento, afirma que a análise ideológica é fundamental para o conhecimento psicossocial pelo fato de ela determinar e ser determinada pelos comportamentos..."
A parte destacada é a chave para o sucesso. Por mais que o termo "análise ideológica", à princípio, possa assustar, temos que nos agarrar à informação do enunciado que nos é familiar. Essa informação é o termo "conhecimento psicossocial", cuja aquisição envolve o estudo de comportamentos sociais do indivíduo e de suas relações sociais. Assim, achamos a resposta!
No restante das alternativas, a banca alterou o início e o final. Podemos eliminá-las pelo fato de não estabelecerem relação com o conhecimento psicossocial e com a análise ideológica.
Lane, S.; Codo, W. Psicologia Social: o homem em movimento. 4. ed. São Paulo: Brasiliense S.A., 1986.
Deixe um comentário