Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre a atuação do psicólogo no SUAS (Sistema Único de Assistência Social), especificamente na Proteção Social Básica de Assistência Social, assinale a alternativa correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) A Gestão Territorial é uma das atividades a serem realizadas pelo CRAS. Os psicólogos devem contribuir com os conhecimentos da Psicologia e com a consecução dos objetivos previstos para a Proteção Social Básica.

Gabarito Letra B

 

Sobre a atuação do psicólogo no SUAS (Sistema Único de Assistência Social), especificamente na Proteção Social Básica de Assistência Social, assinale a alternativa correta.

 

a)  Na Proteção Social Básica da Assistência Social (PSB), o psicólogo deve atuar de maneira emergencial, compensatória e focalizada.

Errado. Na proteção básica a atuação deve ser preventiva.

 

b)  A Gestão Territorial é uma das atividades a serem realizadas pelo CRAS. Os psicólogos devem contribuir com os conhecimentos da Psicologia e com a consecução dos objetivos previstos para a Proteção Social Básica.

Certo!

Gestão Territorial é uma das atividades a serem realizadas do CRAS que pode ser materializada por meio da Articulação Intersetorial no Território. A psicóloga e o psicólogo devem contribuir com os conhecimentos da Psicologia e com a consecução dos objetivos previstos para a Proteção Social Básica. Essa articulação visa garantir uma maior integralidade das ações oferecidas pelos serviços envolvidos, na medida em que o compartilhamento de informações e fluxos entre os setores das políticas públicas permitem uma visão mais abrangente da família e da situação em questão, possibilitando identificar com mais efetividade a sua complexidade e as potencialidades envolvidas.”

 

c)  A escuta qualificada (ativa) e a leitura de fatores subjetivos e objetivos de risco pessoal e/ou social só podem ser realizadas por profissionais da Proteção Social Especial, de média ou alta complexidade.

Errado. Elas devem ser realizadas em qualquer nível de complexidade.

“Sabe-se que a escuta ativa e qualificada é condição indispensável à intervenção psicológica em qualquer âmbito de atuação, faz-se necessário frisar, entretanto, que no trabalho junto à População em Situação de Rua, este recurso se intensifica.”

 

d)  Uma família atendida pelo profissional psicólogo na Proteção Social Básica deve ser atendida exclusivamente neste espaço, pois já está referenciada nesta unidade ao SUAS.

Errado.

“O SUAS está organizado em níveis de Proteção Social (Básica e Especial). Uma família atendida na Proteção Social Básica é uma família atendida no SUAS, que pode ou não ser atendida em outros serviços. Considerado o princípio da integralidade, o desafio é de superação da fragmentação da atenção ao usuário/sujeito de direitos, que, ao acessar um serviço da Assistência Social, acessa o Sistema, o qual deve articular seus serviços, programas e benefícios. Dessa forma, uma família acompanhada pelo PAIF no CRAS pode ser atendida em outros serviços do Sistema, mas não acompanhamento sociofamiliar. É fundamental que a psicóloga e o psicólogo articulem o acompanhamento com as demais equipes e serviços que atendem a família.”

 

e)  O profissional psicólogo é prescindível como parte da equipe de referência na Atenção Social Básica e obrigatório na composição das equipes da Atenção Social Especial.

Errado. O psicólogo é tão relevante nas equipes de atenção social básica quanto nas de atenção social especial.

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Nota técnica parâmetros para atuação das e dos profissionais de psicologia no âmbito sistema único de assistência social (suas). Brasília: CFP, 2016

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *