Sobre a cultura e a personalidade, pode-se afirmar que apesar da emoção ser vista como uma expressão de atividade formada na filogênese e ligada à automanutenção do organismo é também, em parte, constituída pela cultura, como, por exemplo, no caso da emoção-sentimento de piedade e patriotismo.
(Jacques, 2013.)
De acordo com a afirmativa anterior, assinale a alternativa correta.
- A) As emoções podem reforçar uma construção dependente ou interdependente do “eu”; assim, emoções como frustação e agressão ou de orgulho podem ser denominadas de “focalizadas no eu”.
- B) O fato de o indivíduo não pertencer a um grupo interdependente não significa, necessariamente, que se sinta interdependente ou solidário em relação a outros grupos e à humanidade em geral.
- C) As emoções complexas (tipo emoção-sentimento) não dependem do tipo de sistemas de “eu”, já que são organizadas através de significados culturais envolvendo ações interpessoais que supõem justificação e persuasão.
- D) É importante considerar que, apesar do indivíduo ser concebido, como um produto da história e da cultura, é também um ser intencional e criativo, em constante transformação e que, individualmente, pode mudar o próprio processo cultural que o constitui.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) As emoções podem reforçar uma construção dependente ou interdependente do “eu”; assim, emoções como frustação e agressão ou de orgulho podem ser denominadas de “focalizadas no eu”.
Gabarito: Letra A
De acordo com a afirmativa anterior, assinale a alternativa correta.
a) As emoções podem reforçar uma construção dependente ou interdependente do “eu”; assim, emoções como frustação e agressão ou de orgulho podem ser denominadas de “focalizadas no eu”.
Certo!
“As emoções complexas (tipo emoção-sentimento) dependem do tipo de sistemas de “eu”, já que são organizadas através de significados culturais envolvendo ações interpessoais que supõem justificação e persuasão. As emoções podem reforçar uma construção dependente ou interdependente do “eu”. Assim, emoções como frustração e agressão ou de orgulho (gabar-se) podem ser denominadas de “focalizadas no ‘eu’”. Um indivíduo que diz que correu mais do que seu companheiro sendo, portanto, melhor do que ele, demonstra um sentimento egoísta. Para um sujeito de ego interdependente, isto é visto como uma dificuldade para uma harmonia grupal. Para que haja harmonia é mais importante demonstrar solidariedade e até mesmo timidez. Pessoas de culturas europeias, com as quais a americana está relacionada, provavelmente também seriam fonte de um self independente. Nas culturas ocidentais ainda se discute se é necessário expressar ou controlar a emoção. Já para os japoneses em geral, é óbvio que certas emoções têm que ser controladas.”
b) O fato de o indivíduo não pertencer a um grupo interdependente não significa, necessariamente, que se sinta interdependente ou solidário em relação a outros grupos e à humanidade em geral.
Errado. A autora diz é que o fato de o indivíduo não pertencer a um grupo interdependente que não significa isso.
“O fato de o indivíduo pertencer a um grupo interdependente não significa, necessariamente, que se sinta interdependente ou solidário em relação a outros grupos e à humanidade em geral. Um tema importante para a psicologia social é como desenvolver a solidariedade em relação a outros grupos, superando um certo etnocentrismo e desenvolvendo um sentimento que não se restrinja ao próprio grupo, mas que englobe também a humanidade.”
c) As emoções complexas (tipo emoção-sentimento) não dependem do tipo de sistemas de “eu”, já que são organizadas através de significados culturais envolvendo ações interpessoais que supõem justificação e persuasão.
Errado. Essas emoções dependem, sim, do tipo de sistemas de eu.
d) É importante considerar que, apesar do indivíduo ser concebido, como um produto da história e da cultura, é também um ser intencional e criativo, em constante transformação e que, individualmente, pode mudar o próprio processo cultural que o constitui.
Errado. A autora traz que é preciso considerar que o indivíduo pode mudar o próprio processo cultural individualmente.
“É importante considerar que, apesar de o indivíduo ser concebido como um produto da história e da cultura, é também um ser intencional e criativo, em constante transformação, e que, coletivamente, pode mudar o próprio processo cultural que o constitui.”
Nosso gabarito é Letra A.
Referência
JACQUES, Maria da Graça Corrêa et al. Psicologia Social Contemporânea: Livro-texto. Edição digital. Petrópolis: Vozes, 2013. 226 p.
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