Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre as concepções relacionadas à Pesquisa em Psicologia Social Contemporânea, assinale a alternativa INCORRETA:


(JACQUES, M. G. et al. Psicologia Social contemporânea.)

Resposta:

A alternativa correta é letra E) O conhecimento científico, buscando objetividade, tem o poder de ultrapassar concepções ideológicas e construir uma verdade sobre aquilo que constitui o real.

   

Sobre as concepções relacionadas à Pesquisa em Psicologia Social Contemporânea, assinale a alternativa INCORRETA:

(JACQUES, M. G. et al. Psicologia Social contemporânea.)

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Até o século XVIII, a discussão sobre a ciência moderna tinha como centralidade tornar o conhecimento o mais objetivo possível, cultivando uma ideia de que o conhecimento científico detinha o poder de construir uma verdade sobre a vida “real”. A problemática da verdade, da aproximação maior ou menor do conhecimento com o real, instalou-se como questão principal de confronto entre os diferentes pontos de vista sobre quem melhor garantiria o domínio deste real, através do conhecimento produzido.

 

O século XX instaura todo um questionamento a respeito do critério de verdade enquanto “Verdade-Absoluta”, relativizando a noção de verdade e instaurando a importância da dúvida e dos erros na produção do conhecimento científico (BACHELARD, 1968). Esta relativização instaura uma crítica importante ao modelo de ciência dominante na época e vai influenciar autores contemporâneos de diferentes perspectivas epistemológicas como Foucault (1987), Morin (1986) e Kuhn (1989). Consequentemente, a busca do conhecimento e não da verdade seria o objetivo da ciência.

 

É importante frisar que a forma como se pesquisa em psicologia social, sobretudo nas suas vertentes mais críticas, é uma forma de pesquisa científica. É uma forma de pesquisa que se orienta por uma epistemologia crítica que tem seus fundamentos no pensamento de Bachelard (1968), entre outros autores mais contemporâneos. Assim, não se pode buscar na pesquisa em psicologia social os pressupostos de uma concepção de ciência que tenha por base a neutralidade, a objetividade ou a generalização e experimentação, pois são outros seus fundamentos. Do mesmo modo, não se pode buscar uma metodologia que se oriente para a análise das causas e dos resultados, pois neste modo de pesquisar se tem por objetivo interpretar os processos, os movimentos, as relações. Trata-se, portanto, de uma epistemologia de suporte e de uma forma de pesquisar que inscreve-se em outra concepção de ciência e de produção de conhecimento científico.

 

A pesquisa em psicologia social também implica no ponto de vista ético, ou seja, na relação do pesquisador com o(os) pesquisado(os), na relação com os outros pesquisadores, na relação com a sociedade."

 

Fonte: "Psicologia Social contemporânea" (Jacques)

 

Portanto, encontramos a alternativa incorreta na Letra E.

 

As outras alternativas estão integralmente de acordo com o livro de Jacques.


a)  A pesquisa pode ser considerada um recurso ligado a diferentes modos de produzir conhecimento e a história de suas legitimações.


b)  A psicologia, social tem a particularidade de “ dialogar” com as ciências sociais, por vezes de modo mais íntimo do que com a psicologia, na medida em que as duas primeiras têm em comum o estudo dos processos e fenômenos sociais.

 

c) Nem sempre são os procedimentos estatísticos que pautam a escolha da amostra, pois os indivíduos estudados podem ser escolhidos em função de aspectos ou condições consideradas significativas aos propósitos do estudo.


d)  A metodologia da pesquisa participante e da pesquisa-ação afastam-se, sobremaneira, dos procedimentos propostos pela pesquisa tradicional, sendo que a população interessada (ou seus representantes) participa, junto com os investigadores, da definição de objeto de pesquisa, dos seus objetivos e do seu planejamento.


e)  O conhecimento científico, buscando objetividade, tem o poder de ultrapassar concepções ideológicas e construir uma verdade sobre aquilo que constitui o real.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *