Sobre as contribuições da teoria de Martín-Baró para a Psicologia Social, podemos afirmar:
- A) Sua concepção de Psicologia Social pode ser compreendida sem uma referência à situação política, social e econômica da América Latina.
- B) Defendia o idealismo metodológico, no qual as leis e princípios gerais poderiam ser aplicados a qualquer realidade social.
- C) Fortaleceu a concepção universalista, alheia à história e de vertente individualista da Psicologia Social hegemônica.
- D) Enfatiza o compromisso da Psicologia Social com as classes marginalizadas a partir de uma Psicologia Social crítica e libertadora.
- E) Temáticas como a violência, o machismo, o fatalismo, a saúde mental e a guerra não fizeram parte das suas investigações.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Enfatiza o compromisso da Psicologia Social com as classes marginalizadas a partir de uma Psicologia Social crítica e libertadora.
Gabarito: Letra D
a) Sua concepção de Psicologia Social pode ser compreendida sem uma referência à situação política, social e econômica da América Latina.
Errado. Martin-Baró foi um dos pioneiros da psicologia política, e seu trabalho não pode ser compreendido sem o contexto político, social e econômico da América latina.
b) Defendia o idealismo metodológico, no qual as leis e princípios gerais poderiam ser aplicados a qualquer realidade social.
Errado. O autor critica esse idealismo, e considera que as especificidades das realidades devem ser consideradas.
c) Fortaleceu a concepção universalista, alheia à história e de vertente individualista da Psicologia Social hegemônica.
Errado. Não é possível fazer psicologia social alheia a história.
d) Enfatiza o compromisso da Psicologia Social com as classes marginalizadas a partir de uma Psicologia Social crítica e libertadora.
Certo! A obra de Martin-Baró enfatiza esse compromisso.
e) Temáticas como a violência, o machismo, o fatalismo, a saúde mental e a guerra não fizeram parte das suas investigações.
Errado. Esses temas fizeram, sim, parte das investigações do autor.
“O psicólogo Ignácio Martín-Baró abordou os problemas do povo salvadorenho a partir do contexto do período, indicando propostas para enfrentar a situação política e social de El Salvador, sendo o país que adotou para si. Sua produção intelectual e sua prática estiveram intimamente vinculadas ao contexto de El Salvador e enfatizavam temas e problemas relativos aos salvadorenhos. Entre seus objetos de estudo estavam: o machismo (1968), os processos de aglomeração (1973a), a saúde mental (1984b), o fatalismo (1987), a violência (1988) e a guerra (1981, 1989a).”
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: A Importância Do Contexto Histórico: El Salvador E Ignácio Martín-Baró. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3093/309360174019/html/
Deixe um comentário