Sobre o desenvolvimento da Psicologia Social e da Psicologia Social Comunitária, é correto afirmar que
- A) a Psicologia Social no Brasil foi influenciada pela Psicologia Social Psicológica, vinda dos EUA, que tratava os fenômenos sociais como naturais por meio de métodos experimentais.
- B) a Psicologia Social Comunitária compreende o homem enquanto sujeito a-histórico e em contínua elaboração dos conceitos de si, do outro e do seu contexto.
- C) a inserção assistencialista, assinalada por ideais de caridade, é a principal ideologia de atuação do Psicólogo Social Comunitário.
- D) a intervenção do Psicólogo Social Comunitário que busca a transformação social é um processo unidirecional, em que o profissional dita o seu saber.
- E) a inserção do psicólogo na comunidade deve ocorrer a priori, ou seja, antes do profissional conhecer a realidade em que irá atuar.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) a Psicologia Social no Brasil foi influenciada pela Psicologia Social Psicológica, vinda dos EUA, que tratava os fenômenos sociais como naturais por meio de métodos experimentais.
Sobre o desenvolvimento da Psicologia Social e da Psicologia Social Comunitária, é correto afirmar que
a) a Psicologia Social no Brasil foi influenciada pela Psicologia Social Psicológica, vinda dos EUA, que tratava os fenômenos sociais como naturais por meio de métodos experimentais.
Essa afirmativa está de acordo com o texto de Bernardes (livro Psicologia Social Contemporânea). Observe:
"Os desdobramentos epistemológicos e teóricos relacionados à psicologia social como um fenômeno que floresceu na América do Norte serão melhor desenvolvidos no último tópico deste capítulo, mas, de antemão, destacamos que a psicologia social ali florescida é uma forma de psicologia social psicológica (FARR, 1995; 1996). Seus princípios básicos nas explicações dos fenômenos sociais são: tratá-los como fenômenos naturais através de métodos experimentais, sendo que seus modelos explicativos nos remetem sempre, em última instância, a explicações centradas no indivíduo.
(...)
No Brasil assim como em quase toda a América Latina, nas décadas de 1960 e 1970, a psicologia social seguia um rumo muito próximo à forma de psicologia social importada dos Estados Unidos. A transposição e replicação das teorias e métodos norte-americanos fica evidente em algumas obras de psicologia social da época como, por exemplo, Rodrigues (1976; 1979; 1981)."
Assertiva Correta.
b) a Psicologia Social Comunitária compreende o homem enquanto sujeito a-histórico e em contínua elaboração dos conceitos de si, do outro e do seu contexto.
Na verdade, a Psicologia Social Comunitária compreende o homem enquanto sujeito histórico. Veja o texto de Neves e Bernardes (livro Psicologia Social Contemporânea):
"Uma perspectiva importante nessa diversidade é aquela que entende a psicologia comunitária como 'uma área da psicologia social que estuda a atividade do psiquismo decorrente do modo de vida do lugar/comunidade; estuda o sistema de relações e representações, identidade, níveis de consciência, identificação e pertinência dos indivíduos ao lugar/comunidade e aos grupos comunitários. Visa ao desenvolvimento da consciência dos moradores como sujeitos históricos e comunitários, através de um esforço interdisciplinar que perpassa o desenvolvimento dos grupos e da comunidade. [...] Seu problema central é a transformação do indivíduo em sujeito' (GÓIS, 1993)."
Assertiva Falsa.
c) a inserção assistencialista, assinalada por ideais de caridade, é a principal ideologia de atuação do Psicólogo Social Comunitário.
Com base no livro "Do rio das vitrines a galeria dos desconhecidos" de Oberg, nota-se que a Psicologia Social Comunitária não segue a perspectiva assistencialista. Veja:
"A denominação Psicologia Social Comunitária, ou Psicologia Comunitária, indica uma diferenciação com a prática assistencialista ligada aos serviços de saúde, presente nos modelos importados, especialmente dos Estados Unidos: (...)"
Assertiva Falsa.
d) a intervenção do Psicólogo Social Comunitário que busca a transformação social é um processo unidirecional, em que o profissional dita o seu saber.
Como vimos acima, a Psicologia Social Comunitária "estuda a atividade do psiquismo decorrente do modo de vida do lugar/comunidade". Portanto, não é o profissional que dita o seu saber. O saber em foco é o da própria comunidade.
Assertiva Falsa.
e) a inserção do psicólogo na comunidade deve ocorrer a priori, ou seja, antes do profissional conhecer a realidade em que irá atuar.
É importante buscar os diversos saberes sobre a comunidade, mesmo antes da inserção. Outros profissionais podem ter feito intervenções na mesma comunidade e a troca de informações pode ser pertinente.
Veja o texto de Oberg:
"Na comunidade devemos reconhecer que as portas foram abertas para os alunos e professores. A experiência do psicólogo e dos alunos com outros profissionais, com os moradores, líderes comunitários, polícia, 'poder paralelo', poderá ser um facilitador para outras experiências na formação do psicólogo. Inserir-se na comunidade poderá ser um desafio para que nossas intervenções ampliem-se em pesquisas com outros psicólogos e outros profissionais."
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra A.
Deixe um comentário