Sobre o desenvolvimento e desdobramentos da Psicologia Social, é correto afirmar que
- A) a Psicologia Social se desenvolve como estudo científico, sistemático, somente após a Guerra do Vietnã, juntamente com outras ciências sociais, procurando compreender as crises e convulsões que abalavam o mundo.
- B) a crise da Psicologia Social é denunciada no Congresso de Psicologia Interamericana, realizado em 1982 em Bogotá (Colômbia), com a participação de psicólogos sociais de vários países da América Latina.
- C) nos países da América Latina, a Psicologia Social, em maior ou menor grau, reproduzia os conhecimentos desenvolvidos na Europa Ocidental, aplicando conceitos e adaptando suas técnicas de estudo e de intervenção às condições próprias de cada país.
- D) na década de 1970 no Brasil e na América Latina, o modelo hegemônico na psicologia social era o de abordagem psicodinâmica, pautado sobretudo nas dimensões inconscientes da constituição do sujeito e de suas consequências no âmbito social.
- E) no Brasil, a maior influência foi sempre a norte-americana, através de seus centros de estudos, de onde vinham professores universitários, convidados para cursos em nossas Faculdades, como foi o caso do Professor Otto Klineberg, que introduziu a Psicologia Social na Universidade de São Paulo, ainda na década de 50.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) No Brasil, a Psicologia Social teve uma influência significativa dos Estados Unidos, especialmente após a Segunda Guerra Mundial. Isso se deveu ao fato de que muitos professores universitários americanos vieram ao Brasil para lecionar em faculdades e universidades. Um exemplo notável dessa influência é o Professor Otto Klineberg, que foi fundamental para introduzir a Psicologia Social na Universidade de São Paulo na década de 1950.
Essa transferência de conhecimento foi importante porque, na época, os Estados Unidos estavam na vanguarda da pesquisa em Psicologia Social, e a colaboração internacional ajudou a moldar o campo no Brasil. A presença de acadêmicos como Klineberg não apenas introduziu novas teorias e métodos, mas também estimulou o desenvolvimento de uma Psicologia Social que considerava as particularidades culturais e sociais do Brasil.
Deixe um comentário