Sobre os princípios da psicologia vygotskiana em relação à subjetividade humana, é correto afirmar que:
- A) defendem um enfoque objetivista que estabelece relações mecânicas de correspondência entre fatos psicológicos e fatos exteriores;
- B) analisam a perspectiva subjetivista, da predominância do sujeito sobre o objeto e que o coloca no papel de criador da realidade;
- C) apoia a discussão acerca da normalidade e o processo de biologização e de medicalização das questões sociais;
- D) ratificam a reabilitação com base em um padrão de normalidade;
- E) consideram que o sujeito não é um mero efeito das práticas sociais, podendo apropriar-se delas, criticá-las e ressignificá-las.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) consideram que o sujeito não é um mero efeito das práticas sociais, podendo apropriar-se delas, criticá-las e ressignificá-las.
Gabarito Letra E
a) defendem um enfoque objetivista que estabelece relações mecânicas de correspondência entre fatos psicológicos e fatos exteriores;
Errado. Essa abordagem não é objetivista nem tem essa visão mecânica.
b) analisam a perspectiva subjetivista, da predominância do sujeito sobre o objeto e que o coloca no papel de criador da realidade;
Errado. A abordagem de Vygotsky é interacionista.
c) apoia a discussão acerca da normalidade e o processo de biologização e de medicalização das questões sociais;
Errado. Vygotsky considera com especial destaque os aspectos sociais e culturais, e não busca essa biologização e medicalização.
d) ratificam a reabilitação com base em um padrão de normalidade;
Errado. Vygotsky que não estabelece um “padrão de normalidade”.
e) consideram que o sujeito não é um mero efeito das práticas sociais, podendo apropriar-se delas, criticá-las e ressignificá-las.
Certo! A teoria de Vygotsky, a psicologia histórico-cultural, está de acordo com essa afirmativa.
“De acordo com os princípios da psicologia vygotskiana, o homem se forma a partir da apropriação dos múltiplos significados presentes nas relações intersubjetivas. Estes o constituem como sujeito e medeiam seu modo de pensar, de sentir e de agir no mundo; portanto, ele é uma síntese inacabada das múltiplas relações que estabelece com a cultura e a sociedade, configuradas na processualidade.
Ainda em relação ao processo de apropriação dos signos e dos significados neles e por eles veiculados, esse é marcado pelas condições concretas de existência dos sujeitos e pela sua singularidade. Uma vez que o sujeito se apropria desses significados de forma a produzir um sentido singular, ligado às próprias experiências, possibilidades e trajetórias de vida, mesmo havendo, em determinada cultura, significados predominantes, sentidos singulares podem emergir.
Esse processo de apropriação potencializa o sujeito a ampliar cada vez mais o campo perceptivo e imaginativo. Isso se dá porque a apropriação do conhecimento promove a reconstrução de todos os processos psicológicos complexos.
Esse modelo teórico contribui para o entendimento de que, mesmo em contextos que reificam lugares sociais e oprimem de diferentes formas determinados grupos sociais, estes resistem a essa opressão1. A Psicologia histórico-cultural, dessa forma, resgata a noção de processualidade presente nesse processo de constituição do sujeito, evidenciando que este não é um mero efeito das práticas sociais, pois o sujeito pode apropriar-se delas, criticá-las e ressignificá-las.”
Nosso gabarito é Letra E
Fonte: Gesser, MarivetePolíticas públicas e direitos humanos: desafios à atuação do Psicólogo. Psicologia: Ciência e Profissão. 2013, v. 33, n. spe, pp. 66-77.
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