Sobre um olhar inicial para a questão da exclusão social, leva-nos à reflexão de que a exclusão social tem o significado polissêmico, além do sentido econômico, e é vista como fenômeno social e institucional.
(Almeida, 2006.)
Na análise da Psicologia Social, a exclusão social pode ser vista como:
- A) Uma construção social, material ou simbólica, sendo interpretada nas formas de discriminação, na dificuldade ao acesso a bens ou recursos e não nos papéis ou status social.
- B) Uma construção social que sinaliza o modo como se processam as interações sociais e o tratamento social, por pessoas ou grupos, e que levam ao afastamento de parte dos integrantes ou o próprio grupo de seus direitos primários.
- C) Uma construção social e sinaliza o modo como se processam as interações sociais e o tratamento social, negando direitos por meio de argumentos que se sustentam nos papéis sociais, como se as pessoas excluídas formassem uma categoria única.
- D) Uma construção social, considerando que o senso comum e as explicações reducionistas atribuem uma relação de causalidade, negando direitos por meio de argumentos que se sustentam nos papéis sociais, como se as pessoas excluídas formassem uma categoria única.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Uma construção social que sinaliza o modo como se processam as interações sociais e o tratamento social, por pessoas ou grupos, e que levam ao afastamento de parte dos integrantes ou o próprio grupo de seus direitos primários.
Gabarito: Letra B
Na análise da Psicologia Social, a exclusão social pode ser vista como:
a) Uma construção social, material ou simbólica, sendo interpretada nas formas de discriminação, na dificuldade ao acesso a bens ou recursos e não nos papéis ou status social.
Errado. A exclusão social causa dificuldade de acesso a bens e recursos bem como a papéis e status social. Pessoas excluídas socialmente não conseguem papéis de destaque na sociedade.
b) Uma construção social que sinaliza o modo como se processam as interações sociais e o tratamento social, por pessoas ou grupos, e que levam ao afastamento de parte dos integrantes ou o próprio grupo de seus direitos primários.
Certo! Essa é uma definição correta de exclusão social.
c) Uma construção social e sinaliza o modo como se processam as interações sociais e o tratamento social, negando direitos por meio de argumentos que se sustentam nos papéis sociais, como se as pessoas excluídas formassem uma categoria única.
Errado. Há diversos níveis de exclusão baseados nos papéis sociais. A identidade das pessoas muitas vezes é regulada por esses papéis, que podem conceder ou negar direitos, dependendo de quais lhe são designados. Alguns papéis podem ter alguns direitos negados, enquanto outros ainda lhe são garantidos, enquanto outros podem ser ainda mais excluídos.
d) Uma construção social, considerando que o senso comum e as explicações reducionistas atribuem uma relação de causalidade, negando direitos por meio de argumentos que se sustentam nos papéis sociais, como se as pessoas excluídas formassem uma categoria única.
Errado. Como dissemos, há diversos níveis de exclusão.
Nosso gabarito é Letra B
Deixe um comentário