“Toda a psicologia é social.” Assinale a alternativa que explica corretamente esta afirmação.
- A) Afirmar que toda a psicologia é social significa que cada uma das áreas específicas da psicologia deva assumir, dentro de sua especificidade, a natureza histórico-social do ser humano.
- B) Toda a psicologia ser social evidencia que o que mais importa aos psicólogos sociais contemporâneos é explicar as condutas humanas modificadas pela presença atual ou implicada de outras pessoas.
- C) Afirmar que toda a psicologia é social significa que a ciência psicológica se restringe às relações sociais que são reprodutoras e transformadoras das condições sociais nas quais as pessoas estão inseridas.
- D) Toda a psicologia ser social significa que, em atuação, a interpretação e a problematização dos significados de valores morais acerca de ansiedades, angústias e medos exigem do psicólogo uma postura secundária, visto que estes temas se distinguem de intervenção desse seguimento de conhecimento na psicologia.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Afirmar que toda a psicologia é social significa que cada uma das áreas específicas da psicologia deva assumir, dentro de sua especificidade, a natureza histórico-social do ser humano.
Gabarito: Letra A
“Toda a psicologia é social.” Assinale a alternativa que explica corretamente esta afirmação.
a) Afirmar que toda a psicologia é social significa que cada uma das áreas específicas da psicologia deva assumir, dentro de sua especificidade, a natureza histórico-social do ser humano.
b) Toda a psicologia ser social evidencia que o que mais importa aos psicólogos sociais contemporâneos é explicar as condutas humanas modificadas pela presença atual ou implicada de outras pessoas.
c) Afirmar que toda a psicologia é social significa que a ciência psicológica se restringe às relações sociais que são reprodutoras e transformadoras das condições sociais nas quais as pessoas estão inseridas.
d) Toda a psicologia ser social significa que, em atuação, a interpretação e a problematização dos significados de valores morais acerca de ansiedades, angústias e medos exigem do psicólogo uma postura secundária, visto que estes temas se distinguem de intervenção desse seguimento de conhecimento na psicologia.
Esse é um texto clássico de Sílvia Lane, vamos relembrá-lo:
““TODA A PSICOLOGIA É SOCIAL
Esta afirmação não significa reduzir as áreas específicas da Psicologia à Psicologia social, mas sim cada uma assumir dentro da sua especificidade a natureza histórico-social do ser humano. Desde o desenvolvimento infantil até as patologias e as técnicas de intervenção, características do psicólogo, devem ser analisadas criticamente à luz desta concepção do ser humano — é a clareza de que não se pode conhecer qualquer comportamento humano isolando-o ou fragmentando-o, como se este existisse em si e por si. Também com esta afirmativa não negamos a especificidade da Psicologia social — ela continua tendo por objetivo conhecer o indivíduo no conjunto de suas relações sociais, tanto naquilo que lhe é específico como naquilo em que ele é manifestação grupal e social. Porém, agora a Psicologia social poderá responder à questão de como o homem é sujeito da História e transformador de sua própria vida e da sua sociedade, assim como qualquer outra área da Psicologia.”
A afirmativa que traz corretamente a explicação dada pela autora é a Letra A. As outras afirmativas diminuem ou deturpam a função do psicólogo.
Referência
Silvia T. M. Lane. A Psicologia social e uma nova concepção do homem para a Psicologia. In: Silvia T. M. Lane e Wanderley Codo (org.). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo, Brasiliense, 1984
Deixe um comentário