Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Um dos pioneiros n a gênese da Psicologia Social desenvolveu a ideia de psicologia das multidões, chamando a atenção para o fato que quando alocado num grupo, o sujei to se transforma, não importando a sua inteligência, influências culturais, estilo de vida ou qualquer outro aspecto que demarque sua subjetividade e que tais características se tornam secundárias, pois ao fazer parte deste grupo, este conglomerado de pessoas desenvolveria uma condição e comportamento de mente coletiva. Quem é o autor seminal deste conceito?

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Gustav Le Bon

    

Um dos pioneiros na gênese da Psicologia Social desenvolveu a ideia de psicologia das multidões, chamando a atenção para o fato que quando alocado num grupo, o sujeito se transforma, não importando a sua inteligência, influências culturais, estilo de vida ou qualquer outro aspecto que demarque sua subjetividade e que tais características se tornam secundárias, pois ao fazer parte deste grupo, este conglomerado de pessoas desenvolveria uma condição e comportamento de mente coletiva. Quem é o autor seminal deste conceito?

  

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"Vinte anos após a revolta da Comuna de Paris, Gustave Le Bon (1841-1931) escreve La Foule (1895), traduzido como Psicologia da multidão (1954). Nessa obra ele define multidão como sendo o agrupamento de um grande número de pessoas interatuantes que exercem influência mútua, composta por elementos heterogêneos que se ligam e, por esta reunião, formam um outro corpo, tal como as células se organizam e geram um corpo vivo com características diferentes de cada uma delas.

 

Impressionado com o comportamento das massas, Le Bon procura analisar suas causas e seu funcionamento. Discordando da afirmação de Tarde, para quem o comportamento no interior das multidões ocorre através da comunicação entre emoções e opiniões e e é reforçado pela simpatia e pela e imitação, Le Bon enfatiza a tese do puro automatismo do contágio emocional, por considerar o comportamento imitativo ainda fortemente individual.

 

Afirma a lei da unidade mental das multidões com o que explica o poder das massas de transformar comportamento individual. Segundo o ele, imerso na multidão, o indivíduo perde seu autocontrole, atua de modo impulsivo, irracional e, até mesmo, bestial. Forma-se uma 'mente coletiva' que se apossa de cada um, produzindo a incapacidade para raciocinar, a ausência do espírito crítico e de discernimento e uma unanimidade da qual cada um tem consciência e que traz consigo o dogmatismo, a intolerância, o sentimento de poder absoluto e a perda da noção de responsabilidade."

 

Fonte: "História da Psicologia: rumos e percursos" (Jac-Vilela et al.)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.

 

a)  Ferdinand de Saussure b)  Gustav Le Bon c)  Carl Jung d)  Hebert B lumer e)  Kurt Lewin

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *