Um psicólogo que trabalha em um serviço de atendimento psicossocial precisa entrevistar os moradores de uma comunidade, inscritos nos programas sociais de sua unidade, para identificar as demandas mais urgentes para realização de trabalhos em grupos. Visando cumprir essa tarefa, ele pode eleger a técnica da entrevista
- A) aberta, porque esta permite que se estabeleça uma relação mais simétrica entre entrevistador e entrevistado, facilitando a coleta de dados.
- B) grupal, porque nesse tipo de entrevista o entrevistador não precisa informar os entrevistados em relação aos objetivos propostos para o encontro.
- C) individual, porque, nesse caso, o entrevistador pode permitir que o campo da entrevista seja definido pelas variáveis da personalidade do entrevistado.
- D) fechada, porque nesse tipo de entrevista o entrevistador adota um roteiro de perguntas, o que permite uma maior sistematização dos dados coletados.
- E) semiaberta, porque essa estrutura de entrevista exime o entrevistador de definir um foco para o encontro, o que estimula a espontaneidade dos entrevistados.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) fechada, porque nesse tipo de entrevista o entrevistador adota um roteiro de perguntas, o que permite uma maior sistematização dos dados coletados.
Conseguimos responder essa questão com base no livro de Bleger (2007). Segundo o autor, na entrevista fechada, as perguntas já estão previstas, assim como a ordem e a maneira de formulá-las e o entrevistador não pode alterar nenhuma destas disposições. Por isso, permite uma melhor comparação sistemática de dados, porém a investigação mais ampla e profunda da personalidade do entrevistado é feita pela entrevista aberta.
Apoiados nessa literatura, selecionamos a ALTERNATIVA D como resposta.
Erros das demais:
a) aberta, porque esta permite que se estabeleça uma relação mais simétrica entre entrevistador e entrevistado, facilitando a coleta de dados.
b) grupal, porque nesse tipo de entrevista o entrevistador não precisa informar os entrevistados em relação aos objetivos propostos para o encontro.
c) individual, porque, nesse caso, o entrevistador pode permitir que o campo da entrevista seja definido pelas variáveis da personalidade do entrevistado.
e) semiaberta, porque essa estrutura de entrevista exime o entrevistador de definir um foco para o encontro, o que estimula a espontaneidade dos entrevistados.
Fonte: BLEGER, José. Temas de psicologia: entrevista e grupos. In: Temas de psicologia: entrevista e grupos. Martins Fontes, 2007.
Deixe um comentário