Uma unidade social é considerada um grupo quando reúne os atributos:
- A) relacionamento social entre os integrantes, realização elevada, afetividade e atributos sociais semelhantes.
- B) relacionamento primário entre os integrantes, expectativas normativas não explícitas, características de status e elevado desempenho.
- C) filiação, interação entre os integrantes, objetivos compartilhados pelos integrantes e normas mantidas pelo grupo.
- D) integração social, expectativas normativas não explícitas, afetividade e comunicação circular.
- E) relacionamento primário entre os integrantes, realização elevada, comunicação circular e processos de trabalho bem definidos pelo grupo.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) filiação, interação entre os integrantes, objetivos compartilhados pelos integrantes e normas mantidas pelo grupo.
Gabarito Letra C
Uma unidade social é considerada um grupo quando reúne os atributos:
a) relacionamento social entre os integrantes, realização elevada, afetividade e atributos sociais semelhantes.
b) relacionamento primário entre os integrantes, expectativas normativas não explícitas, características de status e elevado desempenho.
c) filiação, interação entre os integrantes, objetivos compartilhados pelos integrantes e normas mantidas pelo grupo.
d) integração social, expectativas normativas não explícitas, afetividade e comunicação circular.
e) relacionamento primário entre os integrantes, realização elevada, comunicação circular e processos de trabalho bem definidos pelo grupo.
A definição pedida pela questão é apresentada por Michener, DeLamater e Myers, no livro Psicologia Social. Vejamos essa definição, a partir do texto de Côrtes (2016):
“O que é grupo? Temos uma ideia geral do que significa um grupo, mas em psicologia social, para que o grupo seja reconhecido, é preciso que duas ou mais pessoas montem uma unidade social que contenha alguns atributos.
Um deles é a “filiação”, que é a ideia de que as pessoas que compõem essa unidade se sentem partes integrantes desse grupo. Não só as pessoas se sentem integrantes, mas também são reconhecidas assim pelos demais membros do grupo (MICHENER, DeLAMATER, MYERS, 2005, p. 394).
Outro atributo de um grupo é a “interação entre os integrantes”, ou seja, os membros precisam comunicar-se e influenciar um aos outros, fazendo com que haja movimentação e relação dentro do grupo.
Além disso, é preciso que os membros possuam “objetivos compartilhados”. Os membros precisam compartilhar não só os objetivos, mas a própria realização destes deve ser interdependente, e o sucesso de um integrante, em geral, leva ao sucesso dos demais no alcance dos objetivos (MICHENER, DeLAMATER, MYERS, 2005, p. 394).
Por fim, é preciso que haja “normas mantidas pelo grupo”. Os grupos não só compartilham objetivos, mas também compartilham normas sobre como viver, limites ao comportamento de todos e precisam fornecer modelos de ação (MICHENER, DeLAMATER, MYERS, 2005, p. 394).”
Uma unidade social é considerada um grupo, portanto, quando tem normas mantidas, objetivos compartilhados, interação entre os integrantes e filiação.
Gabarito Letra C.
Referência
CORTÊS, Pâmela de Rezende. Porque nos unimos a grupos ideológicos? Explicações evolucionistas para discordâncias políticas. Belo Horizonte: Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito para a finalização do mestrado, 2016.
Deixe um comentário