“Visitando uma creche, para avaliar o que seria oferecido a seu filho de 2 anos, uma mãe foi convidada a observar o almoço das crianças da turma onde seu filho seria alocado. Para ajudar a esperar o almoço, cada criança recebeu um brinquedo: uma bola para os meninos e uma bonequinha para as meninas. Em certo momento, duas crianças quiseram trocar entre si os brinquedos: a menina queria a bola e o menino a boneca. A atendente não permitiu a troca, dizendo: “menino não brinca com boneca”.
O comportamento da atendente é explicado como
- A) identidade de gênero.
- B) tipificação sexual.
- C) papéis sexuais.
- D) estereótipos sexuais.
- E) naturalização dos comportamentos sexuais.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) estereótipos sexuais.
Gabarito Letra D
“Visitando uma creche, para avaliar o que seria oferecido a seu filho de 2 anos, uma mãe foi convidada a observar o almoço das crianças da turma onde seu filho seria alocado. Para ajudar a esperar o almoço, cada criança recebeu um brinquedo: uma bola para os meninos e uma bonequinha para as meninas. Em certo momento, duas crianças quiseram trocar entre si os brinquedos: a menina queria a bola e o menino a boneca. A atendente não permitiu a troca, dizendo: “menino não brinca com boneca”.
O comportamento da atendente é baseado em padrões rígidos do que masculino e o que é feminino, ou seja, pode ser explicado pelos estereótipos sexuais. Veja:
“Estereótipos sexuais são formados em um contexto cultural que estabelece padrões do masculino e do feminino por meio de processos educacionais, inclusive no meio familiar; dizem respeito a padrões rígidos de gênero, entendido aqui como uma construção social que ocorre, em diferentes culturas e momentos históricos, sobre as características estabelecidas para homens e mulheres em função do sexo a que pertencem (Mead, 1969; Whitaker, 1995, Nolasco, 1993; Maia, 2005). Para Pereira (2002, p. 52), o uso do termo estereótipo refere-se à imagem social sobre indivíduos que pertençam a um grupo de modo generalizado; seriam “elementos inerentes à própria sociedade, amplamente compartilhados pelas pessoas que convivem no interior de uma mesma cultura”, e essas crenças, além de compartilhadas, seriam transmitidas e reforçadas pela educação.
Zenhas (2007) diz que estereótipos sexuais ou de gênero referem-se a um conjunto de crenças estruturadas acerca dos comportamentos e características sexuais adquiridos ao longo do processo de socialização realizado por agentes, como a família e a escola, que transmitem valores e convicções por meio dos estereótipos. Do mesmo modo, Souza (2006) salienta que a sociedade acaba reforçando o processo de educação sexista estabelecendo concepções que são vistas como “naturais”, e existe toda uma estrutura na qual a família, a religião, a escola e os meios de comunicação estão envolvidos, determinando ações e conceitos que atuam como “verdades absolutas” e que reproduzem esses estereótipos, construídos socialmente.”
Nosso gabarito é Letra D.
Referência
REIS, K.C.F. MAIA, A. C. B. . Estereótipos Sexuais e a Educação Sexista no discurso de mães. In: VALLE, T.G.M.(Org.). Aprendizagem e desenvolvimento humano: avaliação e intervenções. 1 ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, v. 1, p. 137-15
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