Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“__________________ consiste em uma alteração da consciência da identidade do eu, que se caracteriza por sentimentos persistentes de irrealidade, distanciamento ou estranheza em relação a si mesmo ou ao próprio corpo. Na _________________, os mesmos sentimentos se referem ao ambiente. Muitas vezes, a síndrome __________________ se acompanha de neotimias (alteração da afetividade). Essa síndrome é encontrada no transtorno de pânico (durante os ataques de pânico), no transtorno depressivo maior, na esquizofrenia (em uma fase conhecida como trema) e no transtorno do estresse pós-traumático.”

Cheniaux, E.

Complete os espaços em branco, seguindo a sequência em que se encontram no texto:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Despersonalização/ desrealização/ despersonalização- desrealização

  
 

Base teórica para a compreensão da questão

 

Para a compreensão do assunto que traz esta questão, peço ao aluno que não deixe de acompanhar o recorte textual a seguir, extraído da obra de Cheniaux (2017), atentando-se especialmente para os grifos em azul:

 

Despersonalização consiste em uma alteração da consciência da identidade do eu, que se caracteriza por sentimentos persistentes de irrealidade, distanciamento ou estranheza em relação a si mesmo ou ao próprio corpo. Na desrealização, os mesmos sentimentos se referem ao ambiente. Muitas vezes a síndrome de despersonalização-desrealização se acompanha de neotimias (alteração da afetividade). Essa síndrome é encontrada no transtorno de despersonalização, no transtorno de pânico (durante os ataques de pânico), no transtorno depressivo maior, na esquizofrenia (em uma fase conhecida como trema) e no transtorno de estresse pós-traumático.”

 
 

Análise das alternativas

 
  • Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “C” (Despersonalização/ desrealização/ despersonalização- desrealização) preenche corretamente o que requisita o enunciado e é mencionado pela literatura supracitada;

 

  • Concluindo a análise, destaca-se que as demais alternativas não são não são compatíveis ao que solicita a questão, pela ausência de especificidade, em relação à requisição do que é solicitado pelo enunciado;

 

  • Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “C” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
 

_______________

Fonte consultada:

CHENIAUX, Elie. Manual de Psicopatologia. 5 ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *