A alteração mais comum e menos específica da atenção é a diminuição global, que é chamada
- A) distraibilidade.
- B) distração.
- C) hiperprosexia.
- D) hipoprosexia.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) hipoprosexia.
Segundo Dalgalarrondo (2008)
A alteração mais comum e menos específica da atenção é a diminuição global desta, chamada hipoprosexia. Aqui se verifica uma perda básica da capacidade de concentração, com fatigabilidade aumentada, o que dificulta a percepção dos estímulos ambientais e a compreensão; as lembranças tornam-se mais difíceis e imprecisas, há dificuldade crescente em todas as atividades psíquicas complexas, como o pensar, o raciocinar, a integração de informações, etc.
Com base no trecho acima, podemos dizer que a alteração mais comum e menos específica da atenção é a chamada hipoprosexia.
Erros das demais alternativas:
a) distraibilidade.
É um estado patológico que se exprime por instabilidade marcante e mobilidade acentuada da atenção voluntária, com dificuldade ou incapacidade para fixar-se ou deter-se em qualquer coisa que aplique esforço produtivo.
b) distração.
A distração é um sinal, não de déficit propriamente, mas de superconcentração ativa da atenção sobre determinados conteúdos ou objetos, com a inibição de tudo o mais.
c) hiperprosexia.
A hiperprosexia consiste em um estado da atenção exacerbada, no qual há uma tendência incoercível a obstinar-se, a deter-se indefinidamente sobre certos objetos com surpreendente infatigabilidade.
Fonte: DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Artmed, 2008.
Deixe um comentário