A ansiedade faz parte da vida. Ao falar em frente a turma, olhar para baixo em um penhasco ou desejar participar de um grande jogo, qualquer um de nós pode se sentir ansioso. Às vezes podemos sentir ansiedade suficiente para evitar o contato visual ou conversar com alguém – “timidez”, nós chamamos. Para a sorte da maioria de nós, essa intranquilidade não é intensa e persistente. Caso se torne, podemos sofrer de um dos transtornos de ansiedade, marcados por uma ansiedade aflitiva e persistente ou por comportamentos de redução de ansiedade disfuncionais. Acerca dos transtornos da ansiedade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Transtorno de ansiedade generalizada: a pessoa se sente inexplicável e continuamente tensa e ansiosa.
( ) Transtorno do pânico: a pessoa experimenta episódios súbitos de pavor intenso.
( ) Fobias: a pessoa sente um medo irracional e intenso de um objeto ou de uma situação específicos.
( ) Transtorno obsessivo-compulsivo: uma pessoa é perturbada por pensamentos ou ações repetitivas.
( ) Transtorno de estresse pós-traumático: a pessoa tem lembranças, pesadelos e outros sintomas duradouros durante semanas após um evento gravemente ameaçador e incontrolável.
A sequência está correta em
- A) V, V, V, F, V.
- B) V, V, F, V, V.
- C) V, V, V, V, F.
- D) V, V, V, V, V.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) V, V, V, V, V.
Todas as definições dos transtornos feitas pela questão estão corretas. Portanto, ficamos com a ALTERNATIVA D como resposta.
Como forma de complementação de conteúdo, observa-se que a questão deixou de incluir alguns transtornos que se enquadram como de ansiedade. São eles:
- Ansiedade de separação: o indivíduo é apreensivo ou ansioso quanto à separação das figuras de apego;
- Mutismo seletivo: o indivíduo fracassa para falar em situações sociais nas quais há presença de expectativa para que fale;
- As fobias podem incluir: agorafobia, fobia específica, fobia social;
- Transtorno de ansiedade induzido por substância: ansiedade devido a intoxicação ou abstinência de substância ou medicamento.
Outra observação importante quanto aos transtornos de ansiedade é a diferenciação entre Medo e Ansiedade. Segundo o DSM-5, nesta há uma antecipação de ameaça futura. Naquele, uma resposta emocional a ameaça iminente real ou percebida. Nos transtornos de ansiedade, geralmente, esses dois estados se sobrepõem.
Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014.
Deixe um comentário