Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEe) é uma das entidades que participa do “Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade”. Esse Fórum desenvolve diversas ações, mobilizações e eventos e produções acadêmicas.

 

Uma das preocupações iniciais desse Fórum foi com a proliferação de laudos assinalando a Dislexia e o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) como explicações para as vicissitudes escolares de diversos alunos. Nessa perspectiva, marque a opção incorreta.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) O diagnóstico de dislexia é feito basicamente por exames neurológicos específicos.

Gabarito: Letra A

Uma das preocupações iniciais desse Fórum foi com a proliferação de laudos assinalando a Dislexia e o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) como explicações para as vicissitudes escolares de diversos alunos. Nessa perspectiva, marque a opção incorreta.

a) O diagnóstico de dislexia é feito basicamente por exames neurológicos específicos.

Errado. O diagnóstico de dislexia é feito por análise clinica.

 

b) Críticos do diagnóstico de Dislexia afirmam que a escrita/leitura especular são encontradas em pessoas normais, principalmente, em pessoas que estão se alfabetizando ou foram mal alfabetizadas.

Certo!

“Interessante que, mesmo sem qualquer comprovação científica, por Orton ou por qualquer outro autor, a leitura — especular é apresentada até hoje como um dos principais sinais — e critérios diagnósticos — de dislexia. Na literatura, em contrapartida, abundam pesquisas mostrando que todos fazemos leitura especular, em determinadas situações, especialmente quando cansados ou estressados; no processo de alfabetização, isso se torna ainda mais frequente.”

 

c) A dislexia é, para os que defendem sua existência, classificada como um transtorno específico da aprendizagem que possui origem neurobiológica, no entanto, a intervenção é de natureza psicopedagógica.

Certo!

“A dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica. Pessoas com dislexia apresentam um funcionamento peculiar do cérebro para os processamentos lingüísticos relacionados à leitura. O disléxico tem dificuldade para associar o símbolo gráfico, as letras, com o som que elas representam, e organizá-los, mentalmente, numa sequência temporal.”

 

d) A construção das noções de Dislexia e TDAH estão intimamente relacionadas uma vez que o TDAH surge por modificações da noção de Disfunção Cerebral Mínima que possuía na dislexia seu mais frequente distúrbio.

Certo!

“Conclusão óbvia: não havia lesãô mínima! O erro de Strauss, porém, era apenas conceitual: se não havia lesão, só podia ser uma disfunção! Assim, nascia a famosa Disfunção Cerebral Mínima (DCM). Suas características: a) acometimento apenas do comportamento e aprendizagem, justamente as áreas mais complexas e de maior complexidade à avaliação no ser humano; b) enitérios subjetivos, vagos, sem definição (por exemplo: hiperatividade, agressividade, baixa tolerância a frustrações, entre inúmeros outros) e sem número mínimo de sinais, de modo que preencher um critério apenas já era suficiente para fazer o diagnóstico; c) ausência de sinais ao exame físico e neurológico; d) ausência de alterações em qualquer exame laboratorial, incluídos radiografia e eletroencefalograma.”

 

e) A ideia de dislexia remonta ao contestado conceito de Lesão Cerebral Mínima considerado como uma lesão de pequeno porte que afetaria apenas o comportamento/aprendizagem sem acometer outras funções neurológicas.

Certo!

 

Nosso gabarito é Letra A

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *