A avaliação do paciente em psicopatologia é feita principalmente por meio da entrevista. Assinale a alternativa que não corresponde ao que se espera de uma boa avaliação psicopatológica.
- A) A entrevista não pode, de forma alguma, ser vista como um simples perguntar ao paciente sobre alguns itens de sua vida.
- B) A observação cuidadosa do paciente juntamente com a entrevista são os principais instrumentos de conhecimento da psicopatologia.
- C) Através da entrevista bem realizada o profissional poderá obter informações para o diagnóstico clínico, para o conhecimento da dinâmica afetiva do paciente e para uma melhor intervenção e planejamento terapêuticos.
- D) A entrevista com o paciente não comporta a realização de anamnese psicopatológica.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) A entrevista com o paciente não comporta a realização de anamnese psicopatológica.
Gabarito: Letra D
a) A entrevista não pode, de forma alguma, ser vista como um simples perguntar ao paciente sobre alguns itens de sua vida.
Certo! Esse simples perguntar é do cotidiano, e não uma entrevista com objetivos diagnósticos.
“A avaliação do paciente, em psicopatologia, é feita principalmente por meio da entrevista. Aqui a entrevista não pode, de forma alguma, ser vista como algo banal, um simples perguntar ao paciente sobre alguns aspectos de sua vida.”
b) A observação cuidadosa do paciente juntamente com a entrevista são os principais instrumentos de conhecimento da psicopatologia.
Certo! A linguagem não verbal também é muito importante na entrevista.
“A entrevista, juntamente com a observação cuidadosa do paciente, é, de fato, o principal instrumento de conhecimento da psicopatologia. Por meio de uma entrevista realizada com arte e técnica, o profissional pode obter informações valiosas para o diagnóstico clínico, para o conhecimento da dinâmica afetiva do paciente e, o que pragmaticamente é mais importante, para a intervenção e o planejamento terapêuticos mais adequados.”
c) Através da entrevista bem realizada o profissional poderá obter informações para o diagnóstico clínico, para o conhecimento da dinâmica afetiva do paciente e para uma melhor intervenção e planejamento terapêuticos.
Certo! Essa informação também está no trecho apresentado na afirmativa anterior.
d) A entrevista com o paciente não comporta a realização de anamnese psicopatológica.
Errado. A anamnese é fundamental na entrevista diagnóstica.
Extrair um conhecimento relevante do encontro com o doente e, neste encontro, agir de forma útil e criativa, eis um dos eixos básicos da prática profissional em saúde mental. A entrevista psicopatológica permite a realização dos dois principais aspectos da avaliação:
1. A anamnese, ou seja o histórico dos sinais e dos sintomas que o paciente apresenta ao longo de sua vida, seus antecedentes pessoais e familiares, assim como de sua família e meio social.
2. O exame psíquico, também chamado exame do estado mental atual.”
Nosso gabarito é Letra D
Referência
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008
Deixe um comentário