A base da síndrome maníaca são sintomas de euforia, alegria exacerbada, elação, grandiosidade ou irritabilidade marcante, desproporcionais aos fatos da vida e distintos do estado comum de alegria ou entusiasmo que o indivíduo apresenta em sua vida.
Com relação às síndromes maníacas, assinale a alternativa CORRETA:
- A) O transtorno bipolar, em seus vários tipos, é marcado por seu caráter fálico, episódico. Os episódios de mania e depressão ocorrem de modo relativamente delimitado no tempo, e, com frequência, há períodos de remissão, em que o humor do paciente encontra-se normal, e as alterações psicopatológicas mais intensas regridem.
- B) O característico da hipomania é que o indivíduo e seu meio são gravemente prejudicados, a hipomania produz disfunção social importante, e há sintomas claramente psicóticos.
- C) No episódio maníaco não são frequentes a euforia, que é alegria marcante e desproporcional aos eventos da vida, a elação, que é o sentimento de expansão e engrandecimento do Eu e/ou irritabilidade.
- D) Observa-se nos quadros maníacos a diminuição das funções psíquicas, pode haver diminuição psicomotora, exaltação, loquacidade e pressão para falar.
- E) No meio sociocultural brasileiro, os delírios místicos-religiosos não são relativamente comuns em pacientes em fase de mania.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) O transtorno bipolar, em seus vários tipos, é marcado por seu caráter fálico, episódico. Os episódios de mania e depressão ocorrem de modo relativamente delimitado no tempo, e, com frequência, há períodos de remissão, em que o humor do paciente encontra-se normal, e as alterações psicopatológicas mais intensas regridem.
Com relação às síndromes maníacas, assinale a alternativa CORRETA:
"O TB, em seus vários tipos, é marcado por seu caráter fásico, episódico (Post; Silberstein, 1994). Os episódios de mania e depressão ocorrem de modo relativamente delimitado no tempo, e, com frequência, há períodos de remissão, em que o humor do paciente encontra-se normal, eutímico, e as alterações psicopatológicas mais intensas regridem (ver revisão em Maso et al., 2016).
(...)
O característico da hipomania é que o indivíduo e seu meio não são gravemente prejudicados; a hipomania não produz disfunção social importante, e não há sintomas claramente psicóticos. Muitas vezes, a pessoa acometida não busca serviços médicos.
(...)
No episódio maníaco são frequentes a euforia, que é alegria marcante e desproporcional aos eventos da vida, a elação, que é o sentimento de expansão e engrandecimento do Eu e/ou a irritabilidade, em graus variados, desde leve, passando pela beligerância, até a franca agressividade. Não são raros comportamentos espalhafatosos, como tirar a roupa em ambientes públicos ou ficar cantando e/ou pregando em uma enfermaria psiquiátrica ou em um CAPS (Lim et al., 2013).
(...)
Além disso, quase sempre presente, observa-se nos quadros maníacos a aceleração das funções psíquicas (taquipsiquismo); pode haver agitação psicomotora, exaltação, loquacidade e pressão para falar, assim como pensamento acelerado até fuga de ideias (Cassidy et al., 1998). O quadro deve durar pelo menos uma semana, mas a média de duração do episódio maníaco é por volta de três meses (Goodwin; Jamison, 2010).
(...)
Os temas religiosos e místicos também são muito comuns na psicopatologia, o que se justifica pelo fato de não haver cultura ou grupo social humano em que a religião não desempenhe papel central na organização da representação do mundo, na articulação de formas de compreensão da origem e do destino do ser humano, dos valores ético-morais, da compreensão do sofrimento e dos modos de constituição da subjetividade."
Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
Observação: provavelmente houve um erro na digitação, em que a banca trocou "fásico" por "fálico".
a) O transtorno bipolar, em seus vários tipos, é marcado por seu caráter fálico, episódico. Os episódios de mania e depressão ocorrem de modo relativamente delimitado no tempo, e, com frequência, há períodos de remissão, em que o humor do paciente encontra-se normal, e as alterações psicopatológicas mais intensas regridem.
b) O característico da hipomania é que o indivíduo e seu meio são gravemente prejudicados, a hipomania produz disfunção social importante, e há sintomas claramente psicóticos.
c) No episódio maníaco não são frequentes a euforia, que é alegria marcante e desproporcional aos eventos da vida, a elação, que é o sentimento de expansão e engrandecimento do Eu e/ou irritabilidade.
d) Observa-se nos quadros maníacos a diminuição das funções psíquicas, pode haver diminuição psicomotora, exaltação, loquacidade e pressão para falar.
e) No meio sociocultural brasileiro, os delírios místicos-religiosos não são relativamente comuns em pacientes em fase de mania.
Deixe um comentário