Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 considera que o Transtorno Delirante é caracterizado pelo desenvolvimento de um delírio

Resposta:

A alternativa correta é letra E) isolado ou de um conjunto de delírios relacionados entre si, que são usualmente persistentes e, muitas vezes, duram a vida toda.

 

A classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 considera que o Transtorno Delirante é caracterizado pelo desenvolvimento de um delírio

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"F22.0 Transtorno delirante

 

Transtorno caracterizado pela ocorrência de uma idéia delirante única ou de um conjunto de idéias delirantes aparentadas, em geral persistentes e que por vezes permanecem durante o resto da vida. O conteúdo da idéia ou das idéias delirantes é muito variável. A presença de alucinações auditivas (vozes) manifestas persistentes, de sintomas esquizofrênicos tais como idéias delirantes de influência e embotamento nítido dos afetos, e a evidência clara de uma afecção cerebral, são incompatíveis com o diagnóstico. Entretanto, a presença de alucinações auditivas ocorrendo de modo irregular ou transitório, particularmente não se trate de idade avançada, não elimina este diagnóstico, sob condição de que não se trate de alucinações tipicamente esquizofrênicas e de que elas não dominem o quadro clínico."

 

Fonte: CID-10

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra E.


a)  continuado, que permanece pelo período de aproximadamente um ano, para ser considerado verdadeiramente um transtorno.
 

b)  recorrente, com intervalos de aproximadamente um a dois meses entre cada episódio delirante e outro.
 

c)  isolado ou de um conjunto de delírios, que não são usualmente persistentes e, muitas vezes, duram alguns meses.
 

d)  recorrente e seu conteúdo e o momento de sua emergência não estão relacionados com as situações de vida do indivíduo.
 

e)  isolado ou de um conjunto de delírios relacionados entre si, que são usualmente persistentes e, muitas vezes, duram a vida toda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *