A Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 indica que ataques recorrentes de ansiedade grave, os quais não estão restritos a qualquer situação ou conjunto de circunstâncias em particular e que são, portanto, imprevisíveis, são aspectos essenciais encontrados no transtorno de
- A) identidade.
- B) ruborização.
- C) pânico.
- D) obsessão.
- E) tique.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) pânico.
Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10:
F41.0 Transtorno de pânico (ansiedade paroxística episódica)
Os aspectos essenciais são ataques recorrentes de ansiedade grave (pânico), os quais não estão restritos a qualquer situação ou conjunto de circunstâncias em particular e que são, portanto, imprevisíveis. [...] Um indivíduo em um ataque de pânico frequentemente experimenta um crescente de medo e sintomas autonômicos, o qual resulta em uma saída, usualmente apressada, de onde quer que ele esteja.
Considerando a descrição acima, pode-se dizer que se trata do Transtorno de Pânico.
As demais alternativas apresentam denominações que não chegam a fechar um transtorno específico, como ruborização e obsessão. Geralmente são sintomas, respectivamente, da Fobia Social e do TOC.
O transtorno de identidade citado pela CID-10 diz respeitou ou ao transtorno de identidade sexual ou aos transtornos dissociativos, os quais não contemplam os sintomas descritos pelo enunciado.
Por fim, o transtorno de tique também não se refere às características mencionadas. Nele, estão presentes movimentos motores involuntários, rápidos, recorrentes e não rítmicos ou produção vocal, que é de início súbito e sem propósito aparente.
Fonte: ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. CID-10: Classificação Estatística Internacional de Doenças com disquete Vol. 1. Edusp, 1994.
Deixe um comentário