A Deficiência Intelectual (DI) é definida no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria – 5ª edição (DSM-5) e na Associação Americana de Deficiência Intelectual e do Desenvolvimento (American Association on Intellectual and Developmental Disabilities – AAIDD) como uma condição que tem início no período de desenvolvimento, com prejuízos no funcionamento intelectual, social e adaptativo. Para a DI, a AAIDD recomenda avaliações multidimensionais em cinco áreas:
- A) dificuldades de aprendizagem, dificuldade de leitura, prejuízos acadêmicos, dificuldades de escrever as palavras corretamente, e dificuldade de compreensão da leitura.
- B) habilidades de leitura fluida, comportamento adaptativo (habilidades sociais), exame cariótipo, saúde (física, mental, etiologia), e capacidade de resolução de problemas.
- C) habilidades intelectuais, comportamento adaptativo (habilidades conceituais, sociais e práticas), participação, interações e papéis sociais, e saúde (saúde física, saúde mental, etiologia).
- D) exame cariótipo, investigação citogenética, falta de habilidades intelectuais, prejuízos acadêmicos, e falta de interação social.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) habilidades intelectuais, comportamento adaptativo (habilidades conceituais, sociais e práticas), participação, interações e papéis sociais, e saúde (saúde física, saúde mental, etiologia).
Gabarito: Letra C
A Deficiência Intelectual (DI) é definida no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria – 5ª edição (DSM-5) e na Associação Americana de Deficiência Intelectual e do Desenvolvimento (American Association on Intellectual and Developmental Disabilities – AAIDD) como uma condição que tem início no período de desenvolvimento, com prejuízos no funcionamento intelectual, social e adaptativo. Para a DI, a AAIDD recomenda avaliações multidimensionais em cinco áreas:
Vamos relembrar as áreas de avaliação da DI:
“Dimensão I: Habilidades IntelectuaisA inteligência é concebida como capacidade geral, incluindo “raciocínio, planejamento, solução de problemas, pensamento abstrato, compreensão de idéias complexas, rapidez de aprendizagem e aprendizagem por meio da experiência” (Luckasson, op. cit., p. 40).
(...)
Dimensão II: Comportamento Adaptativo
O comportamento adaptativo é definido como o “conjunto de habilidades conceituais, sociais e práticas adquiridas pela pessoa para corresponder às demandas da vida cotidiana.” (Luckasson e cols., 2002, p. 14). Limitações nessas habilidades podem prejudicar a pessoa nas relações com o ambiente e dificultar o convívio no dia a dia.
As habilidades conceituais, sociais e práticas constituem áreas do comportamento adaptativo, explicadas a seguir.
(a) Habilidades conceituais – relacionadas aos aspectos acadêmicos, cognitivos e de comunicação. São exemplos dessas habilidades: a linguagem (receptiva e expressiva); a leitura e escrita; os conceitos relacionados ao exercício da autonomia.
(b) Habilidades sociais – relacionadas à competência social. São exemplos dessas habilidades: a responsabilidade; a auto-estima; as habilidades interpessoais; a credulidade e ingenuidade (probabilidade de ser enganado, manipulado e alvo de abuso ou violência etc.); a observância de regras, normas e leis; evitar vitimização.
(c) Habilidades práticas – relacionadas ao exercício da autonomia. São exemplos: as atividades de vida diária: alimentar-se e preparar alimentos; arrumar a casa; deslocar-se de maneira independente; utilizar meios de transporte; tomar medicação; manejar dinheiro; usar telefone; cuidar da higiene e do vestuário; as atividades ocupacionais – laborativas e relativas a emprego e trabalho; as atividades que promovem a segurança pessoal.
Dimensão III: Participação, interações, papéis sociais
Essa dimensão ressalta a importância da participação na vida comunitária. Em relação ao diagnóstico da deficiência mental, dirige-se à avaliação das interações sociais e dos papéis vivenciados pela pessoa, bem como sua participação na comunidade em que vive. A observação e o depoimento são procedimentos de avaliação indicados para essa dimensão, tendo em vista a consideração dos múltiplos contextos envolvidos e a possibilidade diversificada de relações estabelecidas pelo sujeito no mundo físico e social.
Dimensão IV: Saúde
As condições de saúde física e mental influenciam o funcionamento de qualquer pessoa. Facilitam ou inibem suas realizações. A AAMR (2002) indica a necessidade de contemplar, na avaliação diagnóstica da deficiência mental, elementos mais amplos, de modo a incluir fatores etiológicos e de saúde física e mental.
Dimensão V: Contextos
A dimensão contextual considera as condições em que a pessoa vive, relacionando-as com qualidade da vida. Os níveis de contexto considerados estão de acordo com a concepção de Bronfenbrenner (1979), incluindo: (a) o microssistema – o ambiente social imediato, envolvendo a família da pessoa e os que lhe são próximos; (b) o mesossistema – a vizinhança, a comunidade e as organizações educacionais e de apoio; (c) o macrossistema – o contexto cultural, a sociedade, os grupos populacionais.”
a) dificuldades de aprendizagem, dificuldade de leitura, prejuízos acadêmicos, dificuldades de escrever as palavras corretamente, e dificuldade de compreensão da leitura.
b) habilidades de leitura fluida, comportamento adaptativo (habilidades sociais), exame cariótipo, saúde (física, mental, etiologia), e capacidade de resolução de problemas.
c) habilidades intelectuais, comportamento adaptativo (habilidades conceituais, sociais e práticas), participação, interações e papéis sociais, e saúde (saúde física, saúde mental, etiologia).
d) exame cariótipo, investigação citogenética, falta de habilidades intelectuais, prejuízos acadêmicos, e falta de interação social.
Nosso gabarito é Letra C.
Fonte: de Carvalho, Erenice Natália Soares, & Maciel, Diva Maria Moraes de Albuquerque. (2003). Nova concepção de deficiência mental segundo a American Association on Mental Retardation-AAMR: sistema 2002. Temas em Psicologia, 11(2), 147-156. Recuperado em 02 de setembro de 2023
Deixe um comentário