A Deficiência Intelectual ou Transtorno do Desenvolvimento Intelectual conforme o DSM – 5, deve ser especificado conforme a gravidade atual: Leve, Moderada, Grave e Profunda.
Complete a segunda coluna de acordo com a primeira, com base nos especificadores referentes a cada nível de gravidade no domínio intelectual:
(1) Leve
(2) Moderada
(3) Grave
(4) Profunda
( ) O desenvolvimento de habilidades acadêmicas costuma mostrar-se em um nível elementar, havendo necessidade de apoio para todo o emprego de habilidades acadêmicas no trabalho e na vida pessoal.
( ) A habilidades intelectuais costumam envolver mais o mundo físico do que os processos simbólicos. Algumas habilidades visuoespaciais, como combinar e classificar, baseadas em características físicas podem ser adquiridas.
( ) A ocorrência de prejuízos sensoriais e motores, mas sem haver implicações nas atividades sociais.
( ) A abordagem concreta de problemas e soluções em comparação com indivíduos da mesma faixa etária.
( ) Pouca compreensão da linguagem escrita ou de conceitos que envolvam números, quantidade, tempo e dinheiro.
A ordem correta, de cima para baixo, é
- A) 2 , 4 , __ , 1, 3
- B) 3 , 4 , 1 , 2 , __
- C) __ , 2 , 1 , 3 , 4
- D) 4 , __ , 3 , 1 , 2
Resposta:
A alternativa correta é letra A) 2 , 4 , __ , 1, 3
A Deficiência Intelectual ou Transtorno do Desenvolvimento Intelectual conforme o DSM – 5, deve ser especificado conforme a gravidade atual: Leve, Moderada, Grave e Profunda.
Complete a segunda coluna de acordo com a primeira, com base nos especificadores referentes a cada nível de gravidade no domínio intelectual:
(1) Leve
(2) Moderada
(3) Grave
(4) Profunda
( 2 ) O desenvolvimento de habilidades acadêmicas costuma mostrar-se em um nível elementar, havendo necessidade de apoio para todo o emprego de habilidades acadêmicas no trabalho e na vida pessoal.
CORRETA. Segundo o DSM-5 (2014, p.35) no nível de gravidade MODERADA tem-se:
“Nos adultos, o desenvolvimento de habilidades acadêmicas costuma mostrar-se em um nível elementar, havendo necessidade de apoio para todo emprego de habilidades acadêmicas no trabalho e na vida pessoal.”
( 4 ) A habilidades intelectuais costumam envolver mais o mundo físico do que os processos simbólicos. Algumas habilidades visuoespaciais, como combinar e classificar, baseadas em características físicas podem ser adquiridas.
CORRETA. Conforme o DSM-5 (2014, p.35) no nível de gravidade PROFUNDA tem-se:
“As habilidades conceituais costumam envolver mais o mundo físico do que os processos simbólicos. A pessoa pode usar objetos de maneira direcionada a metas para o autocuidado, o trabalho e a recreação. Algumas habilidades visuoespaciais, como combinar e classificar, baseadas em características físicas, podem ser adquiridas”
( _ ) A ocorrência de prejuízos sensoriais e motores, mas sem haver implicações nas atividades sociais.
INCORRETA. Embora a informação preconizada não se encontre relacionada a nenhum dos níveis de gravidade no Manual Estatístico, o DSM-5 (2014, p.36) expressa o seguinte:
“A ocorrência concomitante de prejuízos motores e sensoriais, porém, pode impedir o uso funcional dos objeto”
( 1 ) A abordagem concreta de problemas e soluções em comparação com indivíduos da mesma faixa etária.
CORRETA. De acordo com o DSM-5 (2014, p.34) no nível de gravidade LEVE tem-se:
“Nos adultos, pensamento abstrato, função executiva (i.e., planejamento, estabelecimento de estratégias, fixação de prioridades e flexibilidade cognitiva) e memória de curto prazo, bem como uso funcional de habilidades acadêmicas (p. ex., leitura, controle do dinheiro), estão prejudicados. Há uma abordagem um tanto concreta a problemas e soluções em comparação com indivíduos na mesma faixa etária.”
( 3 ) Pouca compreensão da linguagem escrita ou de conceitos que envolvam números, quantidade, tempo e dinheiro.
CORRETA. Para o DSM-5 (2014, p.34) no nível de gravidade GRAVE tem-se:
“Geralmente, o indivíduo tem pouca compreensão da linguagem escrita ou de conceitos que envolvam números, quantidade, tempo e dinheiro. Os cuidadores proporcionam grande apoio para a solução de problemas ao longo da vida.”
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que ordem correta, de cima para baixo, é “2 , 4 , __ , 1, 3”, portanto, LETRA “A”.
________________
Fonte consultada:
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Deixe um comentário