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A Deficiência Intelectual ou Transtorno do Desenvolvimento Intelectual conforme o DSM – 5, deve ser especificado conforme a gravidade atual: Leve, Moderada, Grave e Profunda.


Complete a segunda coluna de acordo com a primeira, com base nos especificadores referentes a cada nível de gravidade no domínio intelectual:


(1) Leve


(2) Moderada


(3) Grave


(4) Profunda


(   ) O desenvolvimento de habilidades acadêmicas costuma mostrar-se em um nível elementar, havendo necessidade de apoio para todo o emprego de habilidades acadêmicas no trabalho e na vida pessoal.


(   ) A habilidades intelectuais costumam envolver mais o mundo físico do que os processos simbólicos. Algumas habilidades visuoespaciais, como combinar e classificar, baseadas em características físicas podem ser adquiridas.


(   ) A ocorrência de prejuízos sensoriais e motores, mas sem haver implicações nas atividades sociais.


(   ) A abordagem concreta de problemas e soluções em comparação com indivíduos da mesma faixa etária.


(   ) Pouca compreensão da linguagem escrita ou de conceitos que envolvam números, quantidade, tempo e dinheiro.


A ordem correta, de cima para baixo, é

Resposta:

A alternativa correta é letra A) 2 , 4 , __ , 1, 3


A Deficiência Intelectual ou Transtorno do Desenvolvimento Intelectual conforme o DSM – 5, deve ser especificado conforme a gravidade atual: Leve, Moderada, Grave e Profunda.


 

Complete a segunda coluna de acordo com a primeira, com base nos especificadores referentes a cada nível de gravidade no domínio intelectual:

 

(1) Leve

 

(2) Moderada

 

(3) Grave

 

(4) Profunda

 

2 ) O desenvolvimento de habilidades acadêmicas costuma mostrar-se em um nível elementar, havendo necessidade de apoio para todo o emprego de habilidades acadêmicas no trabalho e na vida pessoal.

CORRETA. Segundo o DSM-5 (2014, p.35) no nível de gravidade MODERADA tem-se:

Nos adultos, o desenvolvimento de habilidades acadêmicas costuma mostrar-se em um nível elementar, havendo necessidade de apoio para todo emprego de habilidades acadêmicas no trabalho e na vida pessoal.”

 

( 4  ) A habilidades intelectuais costumam envolver mais o mundo físico do que os processos simbólicos. Algumas habilidades visuoespaciais, como combinar e classificar, baseadas em características físicas podem ser adquiridas.

CORRETA. Conforme o DSM-5 (2014, p.35) no nível de gravidade PROFUNDA tem-se:

As habilidades conceituais costumam envolver mais o mundo físico do que os processos simbólicos. A pessoa pode usar objetos de maneira direcionada a metas para o autocuidado, o trabalho e a recreação. Algumas habilidades visuoespaciais, como combinar e classificar, baseadas em características físicas, podem ser adquiridas

 

(  _  ) A ocorrência de prejuízos sensoriais e motores, mas sem haver implicações nas atividades sociais.

INCORRETA. Embora a informação preconizada não se encontre relacionada a nenhum dos níveis de gravidade no Manual Estatístico, o DSM-5 (2014, p.36) expressa o seguinte:

A ocorrência concomitante de prejuízos motores e sensoriais, porém, pode impedir o uso funcional dos objeto

 

( 1 ) A abordagem concreta de problemas e soluções em comparação com indivíduos da mesma faixa etária.

CORRETA. De acordo com o DSM-5 (2014, p.34) no nível de gravidade LEVE tem-se:

“Nos adultos, pensamento abstrato, função executiva (i.e., planejamento, estabelecimento de estratégias, fixação de prioridades e flexibilidade cognitiva) e memória de curto prazo, bem como uso funcional de habilidades acadêmicas (p. ex., leitura, controle do dinheiro), estão prejudicados. Há uma abordagem um tanto concreta a problemas e soluções em comparação com indivíduos na mesma faixa etária.”

3 ) Pouca compreensão da linguagem escrita ou de conceitos que envolvam números, quantidade, tempo e dinheiro.

CORRETA. Para o DSM-5 (2014, p.34) no nível de gravidade GRAVE tem-se:

“Geralmente, o indivíduo tem pouca compreensão da linguagem escrita ou de conceitos que envolvam números, quantidade, tempo e dinheiro. Os cuidadores proporcionam grande apoio para a solução de problemas ao longo da vida.”

 

Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que ordem correta, de cima para baixo, é “2 , 4 , __ , 1, 3”, portanto, LETRA “A”.

 

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Fonte consultada:

Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

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