A definição do conceito de normalidade em psicopatologia é uma questão controversa, e um fenômeno, para ser considerado “normal”, pode variar em função da abordagem teórica do profissional, suas opções filosóficas e ideológicas. Dessa forma, algumas definições e conceitos de normalidade são apresentados a seguir.
a- O “normal” é definido a partir dos aspectos dinâmicos do desenvolvimento psicossocial, das desestruturações e das reestruturações ao longo do tempo, das crises, e mudanças próprias ao longo do ciclo vital.
b- Tal conceito de normalidade identifica norma e frequência, sendo considerado normal o que pode ser observado com maior frequência.
c- O conceito de normalidade é estabelecido arbitrariamente, tomado como certa “utopia”, uma vez que se estabelece uma norma considerada sadia, que é socialmente constituída e referendada.
I- Normalidade estatística.
II- Normalidade ideal.
III- Normalidade como processo.
Faça a associação entre conceito e definição, e assinale a alternativa que apresente corretamente esta associação.
- A) a- I; b- III; c- II.
- B) a- III; b- I; c- II.
- C) a- II; b- I; c- III.
- D) a- III; b- II; c- I.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) a- III; b- I; c- II.
Nessa associação entre os conceitos e suas definições:
- I- Normalidade estatística corresponde à definição apresentada em b, onde o conceito de normalidade identifica norma e frequência, sendo considerado normal o que pode ser observado com maior frequência.
- II- Normalidade ideal está relacionada à definição apresentada em a, onde o "normal" é definido a partir dos aspectos dinâmicos do desenvolvimento psicossocial, das desestruturações e das reestruturações ao longo do tempo, das crises, e mudanças próprias ao longo do ciclo vital.
- III- Normalidade como processo corresponde à definição apresentada em c, onde o conceito de normalidade é estabelecido arbitrariamente, tomado como certa “utopia”, uma vez que se estabelece uma norma considerada sadia, que é socialmente constituída e referendada.
Deixe um comentário