A Dependência de Videogames (DV) passou a ser considerada oficialmente uma doença no CID-11. No DSM-5 igualmente foi reconhecido o Transtorno de Jogo pela Internet.
É critério para o diagnóstico desse transtorno:
- A) colocar em risco ou perder um relacionamento, emprego ou oportunidade educacional ou de carreira significativa devido à participação em jogos pela internet;
- B) aumentar o interesse por passatempos e divertimentos anteriores em consequência dos jogos pela internet;
- C) fazer uso de jogos pela internet de forma recreativa, sem prejuízo de relações sociais, familiares, laborativas e escolares;
- D) fazer uso de jogos pela internet para evitar ou aliviar o humor negativo, diminuindo progressivamente a tolerância;
- E) apresentar sintomas de abstinência ao enganar membros da família, terapeutas ou outros em relação à quantidade do jogo pela internet.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) colocar em risco ou perder um relacionamento, emprego ou oportunidade educacional ou de carreira significativa devido à participação em jogos pela internet;
É critério para o diagnóstico desse transtorno:
Base teórica para a compreensão da questão
Para a compreensão do assunto que traz esta questão, peço ao aluno que não deixe de acompanhar o que expressa o DSM-5 (2014, p.795), no que concerne a alguns dos critérios relacionado ao Transtorno do Jogo pela Internet, atentando-se especialmente para os grifos em azul:
Uso excessivo continuado de jogos pela internet apesar do conhecimento dos problemas psicossociais. Enganou membros da família, terapeutas ou outros em relação à quantidade do jogo pela internet. Uso de jogos pela internet para evitar ou aliviar um humor negativo (p. ex., sentimentos de desamparo, culpa, ansiedade). Colocou em risco ou perdeu um relacionamento, emprego ou oportunidade educacional ou de carreira significativa devido à participação em jogos pela internet.
Análise das alternativas
a) colocar em risco ou perder um relacionamento, emprego ou oportunidade educacional ou de carreira significativa devido à participação em jogos pela internet;
CORRETA. A informação trazida pela alternativa é compatível com critério diagnóstico para Transtorno do Jogo pela Internet segundo DSM-5, conforme destacado em tópico explicativo supracitado, portanto, informação VERDADEIRA.
b) aumentar o interesse por passatempos e divertimentos anteriores em consequência dos jogos pela internet;
INCORRETA. Contrariando o exposto, na realidade, o DSM-5 (2014, p.795) menciona:
“Perda de interesse por passatempos e divertimentos anteriores em consequência dos, e com a exceção dos, jogos pela internet.”
c) fazer uso de jogos pela internet de forma recreativa, sem prejuízo de relações sociais, familiares, laborativas e escolares;
INCORRETA. No Transtorno em questão, o uso não é realizado de maneira recreativa, e sim excessiva, confira:
“Uso excessivo continuado de jogos pela internet apesar do conhecimento dos problemas psicossociais.” (DSM-5, 2014, p.795).
d) fazer uso de jogos pela internet para evitar ou aliviar o humor negativo, diminuindo progressivamente a tolerância;
INCORRETA. Na redação original do Manual Diagnóstico, o que consta é o seguinte:
“Uso de jogos pela internet para evitar ou aliviar um humor negativo (p. ex., sentimentos de desamparo, culpa, ansiedade).” (DSM-5, 2014, p.795).
e) apresentar sintomas de abstinência ao enganar membros da família, terapeutas ou outros em relação à quantidade do jogo pela internet.
INCORRETA. A apresentação de sintomas de abstinência como consequência da ação de engano à membros da família, terapeutas ou outros, não é citada no critério referido, confira:
“Enganou membros da família, terapeutas ou outros em relação à quantidade do jogo pela internet.” (DSM-5, 2014, p.795).
_______________
Fonte consultada:
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Deixe um comentário