A depressão causa considerável impacto na saúde física e mental e na qualidade de vida das pessoas acometidas, ela é, entre todas as doenças (físicas e mentais), uma das principais causas daquilo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) chama de “anos vividos com incapacidades” e “perda de anos em termos de morte prematura e perda de anos de vida produtiva”.
Com relação às síndromes depressivas, assinale a alternativa CORRETA:
- A) Depressão psicótica ou depressão com sintomas psicóticos trata-se de depressão muito grave, na qual ocorrem, associados aos sintomas depressivos, um ou mais sintomas psicóticos, como delírio e/ou alucinação.
- B) Um grupo de pacientes desenvolve a forma crônica de depressão, muito duradoura (pelo menos um ano ininterrupto), que pode ser de intensidade leve ou de moderada a grave.
- C) A depressão é muitas vezes desencadeada por perdas e é considerada o mesmo que o sentimento normal de luto.
- D) Do ponto de vista psicopatológico, as síndromes depressivas tem como elementos menos salientes o humor triste e, na esfera volitiva, o desânimo, mais ou menos marcantes.
- E) A tristeza e o desânimo são, na depressão, proporcionalmente mais intensos e duradouros do que nas respostas normais de tristeza que ocorrem ao longo da vida.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Depressão psicótica ou depressão com sintomas psicóticos trata-se de depressão muito grave, na qual ocorrem, associados aos sintomas depressivos, um ou mais sintomas psicóticos, como delírio e/ou alucinação.
Com relação às síndromes depressivas, assinale a alternativa CORRETA:
A questão está baseada no seguinte texto:
"Depressão psicótica ou depressão com sintomas psicóticos (CID-11 e DSM-5)
Trata-se de depressão muito grave, na qual ocorrem, associados aos sintomas depressivos, um ou mais sintomas psicóticos, como delírio e/ou alucinação. Nesse caso, os mais frequentes são sintomas como delírio de ruína ou culpa, delírio hipocondríaco ou de negação de órgãos ou alucinações com conteúdos depressivos, com vozes que dizem “você não presta”, “você vai morrer na miséria” ou “seus filhos vão passar fome”. As alucinações também podem ter o conteúdo de “punição merecida” (“vou morrer, vou sofrer, pois mereço isso”).
(...)
Apesar de muitas vezes ser desencadeada por perdas, a depressão não é o mesmo que o sentimento normal do luto, mesmo que marcante. Entretanto, a distinção entre luto normal, mas intenso, e depressão nem sempre é fácil.
(...)
Do ponto de vista psicopatológico, as síndromes depressivas têm como elementos mais salientes o humor triste e, na esfera volitiva, o desânimo, mais ou menos marcantes. Tal tristeza e desânimo são, na depressão, desproporcionalmente mais intensos e duradouros do que nas respostas normais de tristeza que ocorrem ao longo da vida (Del Pino, 2003).
Transtorno depressivo persistente e transtorno distímico (CID-11 e DSM-5)
Um grupo de pacientes desenvolve a forma crônica de depressão, muito duradoura (pelo menos dois anos ininterruptos), que pode ser de intensidade leve (distimia) ou de moderada a grave. Ela começa geralmente na adolescência ou no início da vida adulta e persiste por vários anos. Os sintomas depressivos mais importantes são, em primeiro lugar, o humor deprimido, triste, na maior parte do dia, na maioria dos dias. Além disso, o paciente deve ter pelo menos dois dos seguintes sintomas: diminuição da autoestima, fatigabilidade aumentada ou falta de energia, insônia ou hipersonia, apetite diminuído ou aumentado, dificuldade em tomar decisões ou em se concentrar e sentimentos de desesperança."
Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) Depressão psicótica ou depressão com sintomas psicóticos trata-se de depressão muito grave, na qual ocorrem, associados aos sintomas depressivos, um ou mais sintomas psicóticos, como delírio e/ou alucinação.
b) Um grupo de pacientes desenvolve a forma crônica de depressão, muito duradoura (pelo menos um ano ininterrupto), que pode ser de intensidade leve ou de moderada a grave.
c) A depressão é muitas vezes desencadeada por perdas e é considerada o mesmo que o sentimento normal de luto.
d) Do ponto de vista psicopatológico, as síndromes depressivas tem como elementos menos salientes o humor triste e, na esfera volitiva, o desânimo, mais ou menos marcantes.
e) A tristeza e o desânimo são, na depressão, proporcionalmente mais intensos e duradouros do que nas respostas normais de tristeza que ocorrem ao longo da vida.
Deixe um comentário