A depressão mais comumente diagnosticada e mais grave é chamada episódio depressivo maior. Os critérios do DSM-IV indicam um estado de humor bastante deprimido que dura pelo menos
- A) cinco semanas e incluem sintomas eufóricos.
- B) três semanas e incluem sintomas histérios.
- C) quatro semanas e incluem sintomas alucinógenos.
- D) duas semanas e incluem sintomas cognitivos.
- E) seis semanas e incluem sintomas semelhantes aos que ocorrem no transtorno de bipolaridade.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) duas semanas e incluem sintomas cognitivos.
Critérios para Episódio Depressivo Maior (DSM.IV)
A. Cinco (ou mais) dos seguintes sintomas estiveram presentes durante o mesmo período de 2 semanas e representam uma alteração a partir do funcionamento anterior; pelo menos um dos sintomas é humor deprimido ou perda do interesse ou prazer.
–
(1) humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias, indicado por relato subjetivo (por ex., sente-se triste ou vazio) ou observação feita por outros (por ex., chora muito).
Nota: Em crianças e adolescentes, pode ser humor irritável
–
(2) interesse ou prazer acentuadamente diminuídos por todas ou quase todas as atividades.
–(3) perda ou ganho significativo de peso sem estar em dieta (por ex., mais de 5% do peso corporal em 1 mês), ou diminuição ou aumento do apetite quase todos os dias.
Nota: Em crianças, considerar falha em apresentar os ganhos de peso esperados
–
(4) insônia ou hipersonia quase todos os dias
–(5) agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias (observáveis por outros, não meramente sensações subjetivas de inquietação ou de estar mais lento)
–(6) fadiga ou perda de energia quase todos os dias
–(7) sentimento de inutilidade ou culpa excessiva ou inadequada (que pode ser delirante), quase todos os dias (não meramente auto recriminação ou culpa por estar doente)
–(8) capacidade diminuída de pensar ou concentrar-se, ou indecisão, quase todos os dias (por relato subjetivo ou observação feita por outros)
–(9) pensamentos de morte recorrentes (não apenas medo de morrer), ideação suicida recorrente sem um plano específico, tentativa de suicídio ou plano específico para cometer suicídio.
Conforme o DSM-IV, para que seja feito o diagnóstico de episódio depressivo maior, o estado de humor deve ser bastante deprimido e durar pelo menos duas semanas, incluindo sintomas cognitivos.
As outras alternativas alteram o tempo de duração necessário para satisfazer os critérios, além de incluirem sintomas que não condizem com a caracterização do episódio depressivo maior.
Deixe um comentário