A depressão representa hoje um quadro significativo e um problema da saúde pública, cada vez mais presente no mundo atual, gerando dificuldades severas no cotidiano do ser humano acometido. A esse respeito é correto afirmar:
- A) a depressão reativa, ou seja, secundária a um problema real, causada ou desencadeada por eventos que geram tensão ou luto como doenças ou morte de familiares, perda de parentes ou amigos, separações, dificuldades financeiras entre outras;
- B) São componentes psíquicos da síndrome depressiva: tristeza duradoura, persistente e humor disfórico, assim como rumina sentimentos de vazio e desesperança de forma constante e recorrente;
- C) A busca pelo isolamento ou solidão, acompanhado muitas vezes pelo choro fácil ou sem motivo claro;
- D) A insônia, o emagrecimento e dificuldade de tomar decisão ou iniciativa são pouco freqüentes nos depressivos reativos.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) A insônia, o emagrecimento e dificuldade de tomar decisão ou iniciativa são pouco frequentes nos depressivos reativos.
A depressão reativa, conforme descrita na alternativa A, é caracterizada por ser secundária a um problema real, desencadeada por eventos estressantes ou traumáticos, como a morte de familiares, separações, dificuldades financeiras, entre outros. Enquanto a depressão pode apresentar uma variedade de sintomas, incluindo tristeza persistente e humor disfórico, como mencionado na alternativa B, a insônia, emagrecimento e dificuldade de tomar decisões ou iniciar atividades são sintomas mais comuns em depressões endógenas ou não reativas.
A busca pelo isolamento e a presença de choro frequente são características comuns da depressão, como descrito na alternativa C, porém, não são suficientes para diferenciar a depressão reativa da depressão endógena.
Deixe um comentário