Continua após a publicidade..
A descrição dos transtornos no DSM-IV é feita de modo a permitir uma melhor comunicação entre clínicos e pesquisadores. Entre os critérios para o diagnóstico do transtorno dismórfico corporal, destaca-se a:
- A) preocupação com um imaginado defeito na aparência e, se uma ligeira anomalia física está presente, se a preocupação do indivíduo é acentuadamente excessiva.
- B) preocupação em termos de ter uma doença grave, com base na interpretação errônea dos próprios sintomas somáticos.
- C) existência de dor que causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional na vida do indivíduo.
- D) presença de um ou mais sintomas ou déficits afetando a função motora ou sensorial voluntária, que sugerem uma condição neurológica ou outra condição médica geral.
- E) história de muitas queixas físicas com início antes dos 30 anos que resultam em prejuízo significativo no funcionamento em áreas importantes da vida do indivíduo.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) preocupação com um imaginado defeito na aparência e, se uma ligeira anomalia física está presente, se a preocupação do indivíduo é acentuadamente excessiva.
O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) é caracterizado por uma preocupação excessiva e persistente com um defeito percebido ou imaginado na aparência física. Essa preocupação leva a um grande sofrimento e dificuldades no funcionamento diário. Mesmo que uma ligeira anomalia física esteja presente, a preocupação do indivíduo com essa imperfeição é desproporcional e excessiva.
Portanto, a resposta correta é a letra A), pois descreve de forma precisa o critério para o diagnóstico do Transtorno Dismórfico Corporal de acordo com o DSM-IV.
Deixe um comentário