Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A dislexia e a discalculia são consideradas, nos padrões diagnósticos atuais, transtornos do neurodesenvolvimento específicos da aprendizagem, com origem biológica composta de fatores genéticos, epigenéticos e ambientais. As dificuldades persistentes para aprender as habilidades acadêmicas fundamentais estão entre suas características essenciais. Essa característica pode gerar confusões diagnósticas por ser comum aos transtornos do espectro autista.

 

Ao contrário do indivíduo com transtorno do espectro autista, o disléxico

Resposta:

A alternativa correta é letra E) não apresenta déficits na comunicação social nem na interação social, assim como também não apresenta padrões repetitivos e restritos de comportamento, interesses e atividades.

Gabarito Letra E

 

Ao contrário do indivíduo com transtorno do espectro autista, o disléxico

 

a)  apresenta achados anormais nos exames neurológicos, indicando lesão do sistema nervoso central.

Errado. Nenhum dos dois transtornos é possível de ser diagnosticado apenas com exames neurológicos.

 

b)  apresenta níveis de funcionamento intelectual anormalmente baixos, sendo o escore do QI abaixo de 60 ±5.

Errado. A dislexia é um transtorno específico da leitura, não se relaciona diretamente com QI. O indivíduo pode ter esse transtorno e ter habilidades excepcionais em outras áreas.

 

c)  apresenta seus sintomas e sinais tardiamente, comumente no início da vida adulta, e com desenvolvimento abrupto.

Errado. Os transtornos específicos de aprendizagem, como a dislexia, tendem a aparecer quando aumentam as exigências acadêmicas, no ensino fundamental.

 

d)  não apresenta dificuldade de compreensão de texto nem de significado das palavras, mas tem problemas na decodificação da escrita.

Errado. Pelo contrário, essas são características importantes da dislexia: a dificuldade de compreensão do texto e do significado das palavras.

 

e)  não apresenta déficits na comunicação social nem na interação social, assim como também não apresenta padrões repetitivos e restritos de comportamento, interesses e atividades.

Certo! Essas são características essenciais do transtorno do espectro autista que não são compartilhadas pelos disléxicos. O disléxico tem dificuldades específicas na leitura, mas não apresenta problemas na comunicação e interação social, nem padrões repetitivos e restritos de comportamentos.

 

Nosso gabarito é Letra E

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *