Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A doença mental ou transtorno mental, por suas características e sintomas, afetam a convivência do indivíduo na sociedade. O DSM-5, propõe que:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) a indicação de tratamento em paciente com diagnóstico de transtorno mental deva considerar a gravidade e importância dos sintomas, o sofrimento do paciente, entre outros aspectos.

Segundo o DSM-5:

[...] o diagnóstico de um transtorno mental não é equivalente à necessidade de tratamento. A necessidade de tratamento é uma decisão clínica complexa que leva em consideração a gravidade dos sintomas, a importância dos sintomas, o sofrimento do paciente associado aos sintomas, deficiência ou incapacidade relacionada aos sintomas do paciente, riscos e benefícios dos tratamentos disponíveis e outros fatores.


Com base no trecho acima, percebe-se que a descrição está de acordo com a ALTERNATIVA C.

 

Demais alternativas:

 

a) em relação aos transtornos de personalidade, o diagnóstico deve desconsiderar os antecedentes étnicos, culturais e sociais do indivíduo, prevalecendo a intensidade e frequência dos sintomas.
 

INCORRETA. Pelo contrário, deve considerar tais antecedentes.

 

b) o transtorno mental é um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do individuo, manifestando-se em duas (ou mais) das seguintes áreas: cognitiva, afetiva, funcionamento interpessoal e controle de impulsos.
 

INCORRETA. Transtorno mental é uma síndrome caracterizada por perturbação clinicamente significativa na cognição, regulação emocional ou no comportamento de um indivíduo que reflete uma disfunção nos processos psicológicos, biológicos ou de desenvolvimento subjacentes ao funcionamento mental.

 

d) seu uso tenha como objetivo respaldar clínicos e outros profissionais no diagnóstico de transtornos mentais e de personalidade, como, por exemplo, os que trabalham no campo da Justiça.
 

INCORRETA. O diagnóstico de transtorno mental deve ter utilidade clínica, por exemplo, no prognóstico, planos de tratamento, etc.

 

e) em conjunto com o CID 11 sejam utilizados como manuais que abordam de formas diferentes os quadros de doenças mentais e transtornos, não havendo nenhuma aproximação entre as classificações dos quadros mentais apresentados por ambos.

 

INCORRETA. Buscou-se com o DSM-5 uma harmonização com o CID-11 de forma mais ampla possível. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *