A esquizofrenia é um problema de saúde pública cuja importância vem crescendo em países em desenvolvimento. É uma doença que ocorre em todas as sociedades e localidades ao redor do mundo em proporção equivalente, um pouco maior nas áreas urbanas e de baixo nível socioeconômico. Pode-se afirmar que:
- A) Os sintomas começam a se manifestar na adolescência ou no início da idade adulta. Várias teorias têm sido propostas e há evidência de que fatores genéticos, cerebrais, ambientais e de desenvolvimento estejam implicados na etiologia da esquizofrenia.
- B) De acordo com a CID-10, a esquizofrenia é classificada em três tipos: esquizofrenia paranoide, esquizofrenia hebefrênica e a esquizofrenia catatônica.
- C) O tratamento deve levar em consideração e focar apenas em dois objetivos: reduzir ou eliminar os sintomas e aumentar a qualidade de vida do indivíduo.
- D) São suficientes as seguintes informações para uma boa anamnese no caso de esquizofrenia: razões do encaminhamento, duração dos sintomas, história da doença e os antecedentes familiares.
- E) A esquizofrenia se desenvolve em fases. A fase prodrômica, cuja duração é, em média, de 1 a 2 anos, é caracterizada pela exacerbação das relações sociais.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Os sintomas começam a se manifestar na adolescência ou no início da idade adulta. Várias teorias têm sido propostas e há evidência de que fatores genéticos, cerebrais, ambientais e de desenvolvimento estejam implicados na etiologia da esquizofrenia.
A esquizofrenia é um problema de saúde pública cuja importância vem crescendo em países em desenvolvimento. É uma doença que ocorre em todas as sociedades e localidades ao redor do mundo em proporção equivalente, um pouco maior nas áreas urbanas e de baixo nível socioeconômico. Pode-se afirmar que:
a) Os sintomas começam a se manifestar na adolescência ou no início da idade adulta. Várias teorias têm sido propostas e há evidência de que fatores genéticos, cerebrais, ambientais e de desenvolvimento estejam implicados na etiologia da esquizofrenia.
A alternativa está de acordo com o texto de Nabuco de Abreu:
"Os sintomas começam a se manifestar na adolescência ou no início da idade adulta, nos homens entre 17 e 27 anos e nas mulheres entre 17 e 37 anos.
(...)
Várias teorias têm sido propostas e a evidência de que fatores genéticos, cerebrais, ambientais e de desenvolvimento estejam implicados na etiologia fornece suporte para a hipótese da heterogeneidade etiológica."
Assertiva Correta.
b) De acordo com a CID-10, a esquizofrenia é classificada em três tipos: esquizofrenia paranoide, esquizofrenia hebefrênica e a esquizofrenia catatônica.
O CID-10, segundo Nabuco de Abreu, classifica a Esquizofrenia em sete tipos:
- esquizofrenia paranoide;
- esquizofrenia hebefrênica;
- esquizofrenia catatônica;
- esquizofrenia indiferenciada;
- depressão pós-esquizofrênica;
- esquizofrenia residual;
- esquizofrenia simples.
Assertiva Falsa.
c) O tratamento deve levar em consideração e focar apenas em dois objetivos: reduzir ou eliminar os sintomas e aumentar a qualidade de vida do indivíduo.
Nabuco de Abreu comenta que o tratamento deve levar em consideração três objetivos:
"Reduzir ou eliminar os sintomas, maximizar a qualidade de vida, além de prevenir e promover reconhecimento de sintomas co-mórbidos".
Assertiva Falsa.
d) São suficientes as seguintes informações para uma boa anamnese no caso de esquizofrenia: razões do encaminhamento, duração dos sintomas, história da doença e os antecedentes familiares.
Nabuco de Abreu fala sobre mais informações, além das citadas. Veja:
- Razões do encaminhamento;
- Queixa e duração;
- História da doença atual;
- Duração dos sintomas;
- Antecedentes familiares;
- Antecedentes pessoais;
- História médica;
- Antecedentes psiquiátricos;
- Personalidade;
- Exame psíquico.
Assertiva Falsa.
e) A esquizofrenia se desenvolve em fases. A fase prodrômica, cuja duração é, em média, de 1 a 2 anos, é caracterizada pela exacerbação das relações sociais.
Na verdade, a fase prodrômica é caracterizada por isolamento social. Veja o que Abreu fala:
"A esquizofrenia se desenvolve em fases. A fase prodrômica, cuja duração é, em média, de 1 a 2 anos, é caracterizada por alterações inespecíficas de humor e ansiedade, seguidas de diminuição da volição, isolamento social e alterações cognitivas, como dificuldade de atenção e concentração; sintomas como ideias de referência, experiências perceptuais incomuns e suspeição aparecem mais tardiamente, em geral na iminência da fase psicótica".
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra A.

Deixe um comentário