A formulação de risco de suicídio não é uma predição sobre quem poderá ou não realizar o ato, mas permite priorizar ações dirigidas à pessoa em risco. Sobre esses parâmetros combinados, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Considera-se médio risco de suicídio: nunca tentou o suicídio; ideias de suicídio passageiras e perturbadoras; não tem o planejamento de como se matar; transtorno mental, quando presente, com sintomas controlados; tem realizado tratamentos em saúde mental; tem apoio social.
( ) Considera-se alto risco de suicídio: tentativa de suicídio prévia; depressão grave com influência de alucinações ou delírios; uso abusivo de álcool; plano definido de se matar; tem meios de realizar; já providenciou parte do plano.
( ) Considera-se baixo risco de suicídio: tentativa de suicídio prévia; depressão ou transtorno bipolar; ideias persistentes de suicídio vistas como solução; não tem plano de como se matar; não é uma pessoa impulsiva; não faz uso abusivo de álcool ou outras drogas; tem apoio social.
- A) F – V – F.
- B) V – V – V.
- C) V – F – F.
- D) F – F – F.
- E) F – F – V.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) F – V – F.
Gabarito: Letra A
(F) Considera-se médio risco de suicídio: nunca tentou o suicídio; ideias de suicídio passageiras e perturbadoras; não tem o planejamento de como se matar; transtorno mental, quando presente, com sintomas controlados; tem realizado tratamentos em saúde mental; tem apoio social.
Falso. Quando nunca houve tentativa de suicídio e as ideias sobre o assunto são passageiras e perturbadoras, o risco de suicídio é considerado baixo. Os planos sobre se matar, a presença de transtorno mental sem tratamento são associados ao risco de suicídio, então quando estão ausentes também há indicativos de baixo risco de suicídio. Os tratamentos em saúde mental e o apoio social também colaboram para uma avaliação de baixo risco.
(V) Considera-se alto risco de suicídio: tentativa de suicídio prévia; depressão grave com influência de alucinações ou delírios; uso abusivo de álcool; plano definido de se matar; tem meios de realizar; já providenciou parte do plano.
Verdadeiro. Todos esses são fatores de risco para suicídio e indicam alto risco.
(F) Considera-se baixo risco de suicídio: tentativa de suicídio prévia; depressão ou transtorno bipolar; ideias persistentes de suicídio vistas como solução; não tem plano de como se matar; não é uma pessoa impulsiva; não faz uso abusivo de álcool ou outras drogas; tem apoio social.
Falso. Quando já houve tentativa de suicídio, e há pensamento sobre ele como solução, bem como transtornos como a depressão e a bipolaridade, o risco já não é baixo. Como aqui não há plano de se matar, impulsividade ou abuso de drogas e há apoio social, também não há um alto risco, sendo considerado um risco médio.
Assim, a sequência correta é F V F
Gabarito: Letra A
Deixe um comentário