A idosa Margaret, 79, está sendo acompanhada pela equipe da unidade básica de saúde e, recentemente, foi observada sua dificuldade em realizar atividades básicas da vida cotidiana, além de certa confusão mental. Ela reside sozinha e sempre cuidou de sua casa, fez compras no supermercado e cozinhou sua própria comida, com suporte de seus filhos. Entretanto, neste momento, se impôs a necessidade de atenção sistematizada e lhe foi proposto residir com um dos filhos, o que ela recusou consistentemente. A equipe de saúde avaliou a impossibilidade de ela permanecer sozinha, pois está se colocando em situações de risco. De acordo com o estatuto do idoso, sra. Margaret tem o direito de escolha e opinião, desde que em plenas faculdades mentais. Como havia dúvidas nesse sentido, a equipe de saúde solicitou à sua psicóloga a realização do exame do estado mental de sra. Margaret.
No que diz respeito à ordenação metodológica do exame do estado mental, quais as principais áreas da conduta humana que apresentam alterações?
- A) Autocuidado, percepção, memória, raciocínio lógico, sociabilidade, pensamento, linguagem, inteligência, sensibilidade e conduta.
- B) Atenção, sensopercepção, personalidade, senso crítico, consciência, pensamento, linguagem, inteligência, subjetividade e ação.
- C) Atenção, sensopercepção, memória, orientação, consciência, pensamento, linguagem, inteligência, afetividade e conduta.
- D) Orientação, percepção, memória, cognição, crítica, raciocínio lógico, linguagem, personalidade, afetividade e conduta.
- E) Orientação, percepção, memória, cognição, desenvolvimento social, inteligência emocional, linguagem, personalidade, afetividade e conduta.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Atenção, sensopercepção, memória, orientação, consciência, pensamento, linguagem, inteligência, afetividade e conduta.
No que diz respeito à ordenação metodológica do exame do estado mental, quais as principais áreas da conduta humana que apresentam alterações?
Base teórica para a compreensão da questão
Para a análise das alternativas trazidas por esta questão, peço gentilmente ao aluno que acompanhe o destaque feito Silva & Graziano (1996, p.293), atentando-se especialmente para os grifos em azul:
“Podemos definir funções mentais como os processos que se originam da necessidade do ser vivo adaptar-se e controlar às exigências instintivas face aos obstáculos impostos pelo mundo exterior. Para fins didáticos, podemos subdividi-las em 10 (dez) funções: consciência, atenção, memória, sensopercepção, orientação, pensamento, linguagem, inteligência, conduta e afetividade”
Complementando o assunto, os autores explicam cada função da seguinte forma:
- Consciência - pode ser definida como a clareza do sensório, que possibilita o reconhecimento do próprio eu e do ambiente.
- Atenção - é a capacidade de concentração do psiquismo diante de um estímulo. As características da atenção são amplitude, intensidade (agudez) e duração (persistência).
- Memória - é a capacidade de fixar, conservar, evocar e reconhecer um estímulo.
- Sensopercepção - é o fenômeno psíquico pelo qual a sensação faz-se consciente, ou seja, é a resultante da ação de um estímulo físico sobre os órgãos dos sentidos.
- Orientação - é o processo pelo qual o indivíduo apreende o ambiente e se situa em relação a ele.
- Pensamento - é o aspecto funcional da vida psicológica mediante o qual os dados elaborados de conhecimento (as idéias), selecionam-se e orientam-se ao redor de um propósito mais ou menos consciente (um tema), por meio de um processo associativo.
- Linguagem - é o modo do indivíduo expressar seus sentimentos e pensamentos, portanto quando existem perturbações nesses sentimentos, esses transtornos se traduzem na linguagem oral e escrita.
- Inteligência - é a capacidade de aproveitar as experiências anteriores para a adaptação em face de novos problemas e situações.
- Conduta (ação) - são os transtornos dos aspectos motores da conduta. Nessa função estão envolvidos processos conscientes de percepção, representação, idéias e sentimentos, os quais determinam a direção e a intensidade da ação.
- Afetividade - estão compreendidos aqui, os impulsos instintivos, agressivos e libidinosos, as emoções e os diversos tons sentimentais de prazer e desprazer.
Análise das alternativas
- Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “C” (Atenção, sensopercepção, memória, orientação, consciência, pensamento, linguagem, inteligência, afetividade e conduta) corresponde ao que requisita o enunciado e é mencionado pelo tópico explicativo supracitado;
- Concluindo a análise, destaca-se que as demais alternativas não são compatíveis ao que solicita a questão, pela ausência de especificidade, em relação à requisição do que é solicitado pelo enunciado, servindo apenas para confundir o candidato com aspectos sequer atrelados as funções citadas;
- Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “C” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
________________
Fonte consultada:
Silva, M. J. P. D., & Graziano, K. U. (1996). A abordagem psico-social na assistência ao adulto hospitalizado. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 30, 291-296.
Deixe um comentário